A rotina que envolve o trabalho de muitos profissionais pode ser bastante estressante e afetar a saúde, bem como projetos que exigem foco e concentração. É nesse contexto que a meditação prática surge com a função de treinar a mente para melhorar a atenção, comunicação, qualidade de vida e estimular a proatividade. 

Muito além de ser uma filosofia ou religião, essa prática vem ganhando atenção em várias empresas, que passaram a implementá-la para beneficiar os seus funcionários. É preciso apenas alguns minutos diários para estimular a criatividade e fortalecer a inteligência emocional.

Saiba o que diz a ciência sobre esta prática meditativa, capaz de influenciar de forma positiva a vida profissional e pessoal. Confira!

Reduz o estresse e a ansiedade

Estudos já comprovaram que a meditação frequente pode reduzir crises de ansiedade a longo prazo. Segundo a publicação do General Hospital Psychiatry, essa prática está diretamente ligada à prática de mindfulness, que tem como objetivo estimular o foco nas pequenas atividades diárias, como fazer uma refeição ou tomar uma xícara de café, por exemplo. Mesmo na mesa de trabalho, é possível treinar a mente por meio de respirações profundas.

É possível, ainda, identificar pessoas que meditam regularmente. Em 2012, foi realizado um estudo que comprovou a existência de mudanças visíveis naquelas pessoas que meditam com frequência. Grandes empresas por todo o mundo, como escritórios da marca Nike, oferecem salas de relaxamento para seus funcionários fazerem aulas de ioga durante suas pausas de trabalho, por exemplo.    

A meditação prática desenvolve a criatividade

A capacidade de produzir coisas novas é algo que geralmente interfere na habilidade de tomar decisões. Diferentemente do que se pensa, a criatividade pode ser adquirida quando estimulada de forma correta. Uma pesquisa mostrou que a meditação exerce um efeito específico sobre a criatividade, proporcionando um estilo de pensamento que permite gerar novas ideias e soluções possíveis para um problema em particular.

Corporações como a Google e a Apple dedicam um tempo exclusivo para seus funcionários treinarem suas mentes com o intuito de produzirem melhor e com maior foco. Isso trouxe não só uma melhora para o ambiente de trabalho, como também para a vida pessoal de cada um desses profissionais, que têm a opção de participar de retiros de meditação e acessar conteúdos exclusivos sobre o assunto.

Aumenta a produtividade e a comunicação

Para se ter uma ideia mais clara das vantagens da prática, a neurocientista Sara Lazar identificou, em uma análise feita em 2005, um aumento na massa cinzenta daquelas pessoas que praticam a meditação com frequência. Essa região consiste em uma camada externa do cérebro responsável pelo raciocínio e processamento das informações. 

Quando alguns funcionários estão mal-humorados no ambiente de trabalho, pode haver problemas de comunicação com o restante da equipe. Com isso, as chances de ocorrer um estresse geral aumentam, podendo dificultar a resolução de problemas e a geração de novas ideias. Esse é apenas mais um dos casos nos quais a meditação prática pode ser bastante benéfica.

Neste ano, pesquisadores sobre mindfulness da Universidade de Harvard realizaram um experimento que envolveu um grupo de 24 gerentes sêniores de inovação em uma empresa de pesquisa holandesa. A tarefa era simples: meditar entre 10 a 12 minutos e, depois, criar ideias individuais e em conjunto sobre como criar uma cultura mais inclusiva na organização. Boa parte dos participantes relatou que que a meditação ajudou na concentração e na criação de soluções originais. Inclusive, uma das ideias foi aprovada.  

Como é possível perceber, as pesquisas científicas comprovam os benefícios da meditação prática a partir do estudo de indivíduos que já observaram mudanças em suas vidas. 

Quer saber mais sobre o assunto? Receba notícias e conteúdos novos sobre produtividade e práticas meditativas assinando a nossa newsletter!

Compartilhar: