Você já ouviu o termo quociente mindfulness? Se não sabe do que estamos falando, saiba que trata-se de um número que reflete a resposta que cada indivíduo tem ao estresse, além da sua capacidade de manter calma sob pressão. Esse número é obtido por meio de diversos exames, como os de frequência cardíaca, respiração e tensão muscular.

O objetivo do mindfulness é treinar a mente, utilizando técnicas da meditação, para melhorar a inteligência emocional e reduzir o estresse. Essa técnica é especialmente eficaz em ambientes de trabalho, locais onde as pessoas estão cada dia mais vivendo sob pressão.

Ficou interessado no assunto? Então, veja o que fazer para tornar o mundo corporativo um lugar mais agradável e produtivo!

Qual a relação do estresse com a pressão do ambiente de trabalho?

Segundo um ranking divulgado pela Previdência Social, em 2016, o estresse é a terceira causa de afastamento do trabalho por mais de 15 dias, perdendo apenas para os acidentes e para os problemas ocasionados devido ao esforço repetitivo.

Além disso, de acordo com a mesma instituição, o estresse tende a ser o primeiro motivo para as faltas e afastamentos até 2020. Esse dado alarmante pode ser explicado, porque os chefes, colegas e até o próprio mercado estão cobrando por resultados cada dia mais, o que aumenta a pressão do funcionário.

Um indivíduo que passa muitas horas do dia vivendo sob tensão tem o seu psicológico seriamente alterado. O estresse causado pode gerar diversos problemas, como o aumento nas taxas de cortisol (principal causador do envelhecimento precoce) e o aparecimento de doenças — úlceras e gastrites, por exemplo.

Não é preciso falar que um colaborador estressado, além de não ser produtivo, acaba prejudicando outros colegas. Isso ocorre porque a convivência com pessoas mal humoradas tende a tornar o ambiente mais pesado e tenso.

Como o quociente mindfulness pode ajudar?

O quociente mindfulness é uma espécie de QI mais abrangente. Ele leva em consideração as “múltiplas inteligências”, que vão além das linguísticas e matemáticas. Aqui, o que vale é a capacidade que nós temos de lidarmos com as emoções.

Nesse contexto, o mindfulness é uma técnica de meditação que tem o objetivo de treinar a mente para aprimorar a inteligência emocional do indivíduo, assim como a sua capacidade de foco e concentração.

Apesar de o tema ainda ser novo no Brasil, diversas empresas de todo o mundo têm usado a meditação para melhorar a qualidade do trabalho. É o caso da Google, que oferece sessões diárias de mindfulness, além de incorporá-la a reuniões.

É comprovado que a meditação é capaz de modificar estruturas cerebrais, melhorando as regiões que envolvem o aprendizado, a memória, as emoções e o estresse. O resultado é um indivíduo mais calmo, criativo e com maior clareza de pensamento.

A seguir, veja outros benefícios da meditação no ambiente corporativo:

  • melhora da inteligência emocional;

  • redução do estresse e da ansiedade;

  • melhora da criatividade e da capacidade de tomar decisões;

  • desenvolve resiliência para gerir emoções durante períodos de mudanças;

  • aperfeiçoa a capacidade de resolver conflitos;

  • aumenta a eficácia pessoal;

  • melhora os níveis de satisfação no trabalho.

Se o nosso artigo sobre quociente mindfulness foi útil para você, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude outras pessoas a descobrirem o poder da meditação!

Compartilhar: