Meditação é a técnica que visa o relaxamento profundo. Já empregada na Medicina, em alguns casos, e é capaz de afastar o estresse e a depressão com alta eficácia. A meditação deixa quem a pratica com mais energia, livre de eventuais distúrbios de sono, com sua pressão sanguínea controlada e a sensação de satisfação pessoal.

Esses são só alguns dos exemplos de como a meditação pode ajudar na saúde. A técnica pode ser praticada em qualquer intervalo, inclusive no espaço de trabalho. E tal possibilidade rende aos funcionários inúmeros benefícios. Sabe quais são? Entenda como a meditação pode ajudar na saúde de seus funcionários:

Quais são os benefícios da meditação para os funcionários?

A meditação traz benefícios físicos e mentais. Sua prática preenche cada célula do corpo com energia. Isso traz para quem medita uma sensação renovada, com grande sentimento de paz e alegria.

Benefícios físicos

No lado físico, a meditação contribui para a saúde dos funcionários em, principalmente, três aspectos. O primeiro deles está relacionado ao humor e ao comportamento, pois ela eleva os níveis da serotonina, conhecido com o neurotransmissor da felicidade. Ela está relacionada às boas noites de sono, controle de apetite e a depressão. Com seus níveis controlados, é possível afastar até mesmo enxaquecas.

A meditação também diminui dores e tensões musculares. Problemas nas articulações, dores de cabeça, insônia e até úlceras podem ser resolvidos ou, pelo menos, amenizados. Todos os ganhos afetam diretamente o sistema imunológico, que fica mais forte.

Benefícios mentais

Apostando na meditação, também é viável atenuar a ansiedade e sentir bem mais estabilidade emocional. Com a clareza da mente, se aumenta a intuição e a criatividade.

A mente do praticamente ficará mais aguçada, e ele ganhará mais foco em tudo o que faz. A expansão da consciência, propagada pela meditação, leva ao dinamismo e consequentemente ao progresso. Benefícios excelentes para funcionários de qualquer tipo de empresa.

Como colocar a meditação no ambiente de trabalho?

Todos esses benefícios podem ser adquiridos através da prática regular. Apenas alguns minutos são suficientes — e pessoas de todos os contextos podem se beneficiar dela.

Não existe uma fórmula fixa a fim de praticar a meditação: os olhos podem estar fechados ou abertos, você pode entoar um mantra ou contar sua respiração mentalmente. O importante é buscar a quietude da mente. Um intervalo no trabalho pode ser o momento ideal para praticá-la, ou mesmo ter alguns minutos de silêncio antes de iniciar uma reunião.

Nos Estados Unidos e Europa torna-se cada vez mais comum as empresas criarem ambientes dedicados à meditação. É possível começar a introdução da técnica aos funcionários por meio de cursos e palestras que ensinem mais sobre a prática. E a partir daqueles encontros, separar momentos para os grupos interessados.

Os encontros podem ser inicialmente uma vez por semana, e depois serem estendidos para a prática diária e até mesmo individual. Isso varia de acordo com o momento ou cenário em que cada funcionário sentir que seja mais adequado.

Quais as vantagens da meditação no ambiente de trabalho?

Em conjunto, a meditação promove maior harmonia aos ambientes laborais, desenvolvendo transformações pessoais e afastando os altos níveis de estresse e irritação.

Listamos aqui alguns pontos gerais que resumem as vantagens que a prática da meditação pode trazer no trabalho:

  • maior clareza e foco dos funcionários;

  • aumenta e melhora a comunicação entre as pessoas;

  • desenvolve a produtividade;

  • diminui as faltas no trabalho devido a doenças causadas muitas vezes por estresse.

A partir do incentivo inicial da empresa, a prática da meditação pode despertar a mente dos funcionários que nunca a experimentaram. Agora que você já sabe como a meditação poderia ajudar na saúde e bem-estar de seus colaboradores, que tal começar a incentivá-los?

Entre em contato com a Call Daniel e veja como podemos ajudá-lo.

Compartilhar: