Pensando em estratégias para o sucesso encontrei este artigo de Richard Larson, escrevendo para a Tech.co. Ele listou 10 maneiras onde a Meditação consegue melhorar nossa produtividade e nos levar em direção ao sucesso. Mas imagino que seu editor só deixou publicar 5. Será que teremos a segunda parte logo? As primeiras 5 me deixaram com água na boca e estou trazendo aqui para os leitores da Call Daniel, numa tradução livre.

meditacao_corporativa.jpg

A ciência está convencendo muitas empresas a recorrer à meditação para ajudar a melhorar a produtividade e a eficiência de seus colaboradores. Já foi comprovado que as empresas que implementaram treinamento de meditação e incentivaram os funcionários a tirar um tempo para meditar, todos os dias, descobriram como resultado funcionários mais felizes e equilibrados, além de melhorar a sua produtividade e eficiência. As evidências científicas e experiências estão revelando como a meditação leva ao sucesso. O artigo investigativo ScienceDirect mostra como a meditação de longa duração interfere no cérebro. E o artigo NCBI confirma estas mudanças.

 

A Call Daniel, há alguns anos, vem desenvolvendo um treinamento para redução de estresse baseado em meditação. Este treinamento encontra-se em fase final de ajustes. E gostaríamos de convidá-lo a participar do Piloto III que acontecerá na semana que vem em São Paulo, no dia 9.12.

Mais informações aqui http://www.calldaniel.com.br/meditar

 

5 pontos onde a meditação faz mais e melhor para os funcionários:

 

Reduzir o Estresse: O estresse é algo que a maioria das pessoas experimenta diariamente; não apenas no trabalho, mas na vida cotidiana. O estresse inibe a produtividade e pode transformar o trabalho em algo não muito agradável. Viver com o estresse em uma base regular pode causar problemas de saúde, incluindo ansiedade, úlceras de estômago, pressão alta, doenças cardíacas e depressão só para citar alguns problemas. A maneira que a meditação reduz o estresse é através da orientação para seu corpo de como para liberá-lo. A meditação ensina você a manter o controle de suas emoções e domar a “resposta instintiva” que é a razão nós experimentamos o estresse. Quando você permanecer no controle desses instintos e emoções, não irá reagir irracionalmente, isso manterá você saudável e feliz também.

 

Melhorar o foco e concentração: ser multitarefa tornou-se cotidiano entre nós, mesmo sabendo que nossos cérebros não são capazes disso. As pesquisas neurológicas tem mostrado que é impossível para o cérebro humano trabalhar no modo multitarefa. Apesar dos nossos esforços constantes para fazer duas coisas ao mesmo tempo, não estamos realmente fazendo coisa alguma; pelo menos não de forma tão eficiente quanto possível. A meditação permite que você se concentre e foque em uma coisa de cada vez. Seu cérebro aprende a ignorar as distrações, o que aumenta a sua eficiência.

 

Aumenta sua Inteligência Emocional: Sua atitude definitivamente afeta o seu desempenho. A meditação ajuda a livrar-se das interações negativas com os colegas de trabalho e fortalece as conexões emocionais positivas com eles. Para os líderes, ela inspira e ajuda a melhorar a sua capacidade de liderar com compaixão. Bill Ford, presidente executivo da Ford Motor Company, explica como a meditação o ajudou a desenvolver e manter este hábito.

 

Melhorar a sua criatividade: A meditação limpa sua mente. Isso pode ajudá-lo a ser mais receptivo a novas ideias e também não confundir seu cérebro com ideias demais. Uma linha clara de pensamento, com  foco surge e o ajuda a resolver problemas enxergando perspectivas diferentes.

 

Melhorar sua saúde: Como você já notou, os nossos 5 benefícios da meditação estão intimamente ligados um ao outro. No primeiro ponto, citei a meditação para a redução do estresse, isso definitivamente traz muitos benefícios a saúde. No entanto, existem outras maneiras que a meditação melhora a sua saúde. Uma delas é que você simplesmente começa a se sentir com mais energia e revigorado a cada meditação. Ela realmente retarda o envelhecimento e muitas outras, incluindo aumentar a sua imunidade, diminuir a dor, e até reduzir a inflamação em um nível celular.

 

Resumo e Conclusão

 

Se a ciência e as experiências que ela vem realizando não são suficientes para convencê-lo a implementar um treinamento de meditação em sua empresa, olhe para algumas pessoas incrivelmente bem-sucedidas que têm praticado regularmente a meditação e atribuído seu sucesso a ela.

Executivos como Ray Dalio, fundador da Bridgewater Associates, Bill Ford da Ford Motor Company, Rupert Murdoch da News Corp, Russell Simmons da Def Jam Records, Oprah Winfrey e Arianna Huffington são todos defensores declarados da meditação. Na Fortune 500, vemos que empresas de sucesso como Google, Apple, AOL, e Green Mountain Coffee Roasters oferecem aulas de meditação para os seus empregados. Muitas dessas empresas têm salas de meditação e permitem que os empregados reservem tempo para meditar, porque eles sabem que isso melhora a sua capacidade de trabalho. Cursos de meditação são uma tendência crescente para muitas indústrias, especialmente aquelas conhecidas por uma rotina de alta tensão e pressão, como empresas financeiras de Wall Street.

Para a maioria de nós, a vida é movimentada e estamos sempre fazendo malabarismos com nossas tarefas e responsabilidades, sempre preocupados com alguma coisa. A meditação ajuda a seu cérebro manter a calma e lidar melhor com a sua vida.

 

{{cta(‘9f96c572-7f2c-49bf-bfd4-9564fb6bcd5c’)}}

 

Abraços,

Marcia.Sisi@CallDaniel.com.br

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.

Imagem: revistaplaneta.com.br

Adaptação livre: Tech.co

 

 

Compartilhar: