Algumas dicas de ergonomia usadas na empresa também servem ao ambiente que você montou para homeoffice. Selecionamos duas imagens para ajudá-lo nisso.




Não podemos ignorar as recomendações dos especialistas no nosso escritório em homeoffice, pois existe até legislação para ergonomia face a importância desta questão. Algumas horas sentado para trabalhar em casa podem ser tão cansativas quanto fora dela.


O fato de estar sozinho pode ser uma distração crítica para nossa falta de cuidados com a questão da ergonomia. Com ou sem computadores estaremos, muito provavelmente, mais tempo sentados do que nosso corpo gostaria.

 

Um escritório em casa também deve respeitar suas necessidades físicas, como conforto e facilidade de movimentação. Falta de movimentos ou movimentos repetitivos podem minimizar os estragos físicos se você seguir algumas dicas:

 

Fique atento ao conforto

A primeira indicação de que algo está ruim é o seu desconforto. Pode ser uma luz fraca ou muito forte e seus olhos doem. Ombros doloridos, pés ou pernas dormentes. Se você trabalha tão concentrado que nem sente o desconforto chegando, reserve 5 minutos a cada hora para prestar atenção a isso.


Experimente as posições

Muitas imagens, como a deste artigo, sugerem as melhores posições especificando ângulos e distâncias. Como nem todos somos iguais e as recomendações são baseadas em regras, você pode fazer parte das exceções. Experimentar e ficar atento às reações de seu corpo em curto, médio e longo prazo são as melhores respostas que poderá encontrar.


Movimente-se em outros sentidos

Caso seu corpo esteja sujeito ao movimento repetitivo, permita-se parar em intervalos regulares e até exercitar os mesmos nervos e músculos em posições diferentes das habituais. Algumas vezes apenas levantar da cadeira para esticar os joelhos já pode ajudar. Em outras serão necessários exercícios para regiões específicas, como os desta imagem:

A menor distância possível entre você e as ferramentas que usa com frequência vai aumentar sua produtividade, pois não vão fazê-lo parar para buscá-las longe. Lembre-se porém que ainda é um humano, não uma máquina, seu corpo precisa e merece algumas pausas. Para manter-se saudável e produtivo seu espaço de trabalho deve respeitar os cuidados que seu corpo exige.


Mais produtividade com menos estresse é a proposta dos treinamentos com a metodologia GTD que a Call Daniel oferece. Conheça algumas opções clicando aqui.

Abraços,

[email protected]
Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade

{{cta(‘51705e8a-82ab-4fa8-9cc6-00e765d5642a’)}}

Imagem : webperfeita.com e guigolopes.com.br

Compartilhar: