Se você já conhece o método GTD®, provavelmente já ouviu falar sobre o 2º passo: Esclarecer as ações. Mas se você é novo no assunto, hoje vai saber um pouco mais sobre o que significa esclarecer suas ações e como isso pode melhorar sua produtividade.

 

Antes de tudo precisamos lembrar do primeiro passo, a captura, para esclarecer uma ação antes você precisa ter todas as pendências devidamente anotadas. Anotou tudo? Então vamos lá!

 

Esclarecer significa que você irá decidir o que cada item significa e o que irá fazer com ele. Para começar identifique o que é e se pergunte “este item demanda ação?”. De acordo com a resposta você terá alguns caminhos a serem seguidos:

 

Se o item não demanda ação…

  • Arquive:

    Se o item não demanda ação mas tem alguma informação relevante, guarde.

 

  • Jogue fora:

    Se o item não tem grande impacto ou importância, não hesite em descartá-lo. 

 

Informações de mais geram os mesmos resultados que informações de menos: você não tem o que precisa, no momento e na forma que precisa.” David Allen.

 

  • Incube:

    Itens que você quer manter no radar, mas ainda não pretende investir energia. Coisas para reavaliar no futuro.

Se o item demanda ação…

 

  • Faça já:

    Se a próxima ação pode ser concluída em até 2 minutos, o ideal é que você faça na hora.

 

  • Delegue:

    Muitas vezes não somos a pessoa mais indicada para realizar determinada ação, o correto então é delegar a atividade para o responsável e quando necessário acompanhar o seu desenvolvimento.

 

  • Adie:

    Ações que só você pode fazer e levam mais de dois minutos. Você irá se organizar para fazer no momento mais oportuno.

 

#Dica: Lembre-se que nada nunca volta para a caixa de entrada. “A saída da caixa de entrada é um caminho sem volta.” David Allen 

 

Seguindo essas dicas você conseguirá esclarecer suas tarefas com mais facilidade e organização.

 

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