Como escolher um treinamento corporativo?
Claro que um treinamento corporativo visa beneficiar a empresa que o está oferecendo, mas o benefício vai chegar através dos profissionais treinados e isso precisa entrar no seu cálculo de produtividade. Então o treinamento deve possuir foco na satisfação da empresa ou dos funcionários treinados? Ambos, sem dúvida.
Alguns RHs visualizam facilmente os benefícios do treinamento corporativo para o sucesso da empresa, mas às vezes sentem dificuldade para definir claramente os requisitos necessários do curso para bons resultados finais. Será mais interessante dentro ou fora da empresa? Melhor presencial ou à distância? Uma imersão ou doses homeopáticas? Com ou sem acompanhamento posterior?
Como fazer um cálculo de produtividade disso?
Todos os itens selecionados como importantes para a escolha do treinamento devem passar pelos objetivos específicos que atendam a empresa e também os profissionais treinados. Não importa quais são eles, a combinação precisa ser equilibrada e atender a ambos.
Se as vendas estão baixas, sua empresa precisa aumentá-las de alguma maneira. Treinamentos de motivação da equipe do comercial, cursos extras para o departamento de marketing, novas técnicas de satisfazer o cliente no pós venda… Podem ser algumas de suas escolhas. Já os profissionais selecionados para o treinamento precisam querer recebê-lo, preferir passar esse tempo aumentando sua qualificação ao invés de outra solução, gostar da ideia de estar com a sua equipe expondo suas fraquezas e necessidades para melhoria. Estes são os fatores avaliados para conseguir perceber depois se o resultado foi bom no seu cálculo de produtividade. Servirão para aprimorar suas escolhas no próximo treinamento corporativo.
Economizar na escolha do coaching ou da empresa de treinamentos pode não ser a melhor ideia. Investir tempo e disposição dos profissionais, dinheiro e confiança da diretoria no investimento para acabar em frustração logo na avaliação do treinamento é o pior que poderia acontecer. Deixe para apostar em treinamentos desconhecidos só depois de garantir sua própria fama em boas e seguras escolhas. Peça recomendações do profissional de coaching, da empresa e dos alunos já diplomados. Clientes satisfeitos são a melhor recomendação possível. Seguindo estas premissas, quando fizer os cálculos de produtividade do treinamento vai encontrar bons resultados.
Saiba mais sobre Educação Corporativa no site RHparaVocê. Vou deixar aqui também uma frase que encontrei no site da Agape do Brasil:
“Amadores treinam até que tudo dê certo, campeões treinam até que nada possa dar errado ” Muhammad ali.
Como foram suas últimas escolhas? O que deu certo e o que não? Você nunca contratou um treinamento corporativo?
A Call Daniel oferece turmas abertas de seus treinamentos. Esta certamente será uma oportunidade de experimentar antes de indicar nossos programas para os diretores da sua empresa.
Deixe suas dúvidas adicionais nos comentários para tentarmos ajudar você.
Abraços
+Produtividade -Estresse
Marcia.Sisi@CallDaniel.com.br
Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade
imagem: webmoment.com.br