Estamos continuando o envio das 52 reflexões semanais do David Allen, traduzidas livremente do seu segundo livro, “Ready for anything”, onde ele traz textos para aprofundamento no GTD. Nossa querida Thais Godinho teve a brilhante ideia de compartilhar com o time da Call Daniel e nós estamos tomando a liberdade de enviar a cada semana para todos os assinantes do Blog “Dicas Call Daniel”.


 

Se você estiver precisando de clareza no momento, pode valer a pena olhar de um horizonte acima. Se você está ocupado (ação) e as coisas não estão claras, pare e revise seus planos. Se você estiver planejando (organização) e as coisas não estiverem claras, arranje um quadro branco ou uma folha de sulfite e faça um brainstorm para encontrar ideias ou informações que você pode não estar levando em consideração. Se você estiver tentando sair da caixa (brainstorm) e as coisas não estiverem claras, volte e revisite o que você consideraria um sucesso total para o que você tem como visão. Se seu cenário (visão) estiver mal formulado, retorne para o propósito – por que você está fazendo isso, em primeiro lugar? 

 
readyFORanything.jpg 

Você nunca encontrará clareza dentro de algo que não esteja claro.

Quando as coisas ficam complicadas e difíceis, é muito fácil entrar num ciclo negativo de “oh, está tudo tão complicado e tão difícil!”. Na verdade, toda vez que isso acontece é uma grande oportunidade de reacessar o que você está realmente fazendo e se aprofundar no raciocínio e no seu foco. Os tempos só se tornam bons quando conhecemos o jogo que estamos jogando mas, mais do que isso, quando definimos esse jogo.

Acidentes diversos podem acontecer na vida e esses são os tipos de circunstâncias que mais nos tiram dos eixos. É como sonhar que você está no meio de um campo de futebol, com aqueles jogadores grandalhões e feios e raivosos vindo para cima de você. Sua boca fica seca; seu coração, batendo forte; seu sangue esquenta. E você se sente nervoso porque sabe que ainda vai ficar pior daqui a poucos instantes!

Para sair dessa sensação de aperto, o que você precisa fazer? Em primeiro lugar, conhecer o seu jogo. Precisa aceitá-lo e saber qual é o seu objetivo. Quando você conseguir enxergar o seu alvo e identificar como você chegará lá, você nem vai mais prestar atenção no quão forte seu coração está batendo ou se seu sangue está subindo. Você estará apropriadamente engajado com o tudo à sua volta! Mas ainda assim, mesmo que você saiba para onde está indo, você ainda se sentirá paralisado e à mercê de forças maiores que você mesmo se você não fizer uma única coisa: determinar o próximo movimento. Nesse momento, a coisa mais importante é a sua próxima ação.

Isso significa que, para estar totalmente positivamente engajado no que você está fazendo, você precisa

(1) conhecer o objetivo ou resultado que você está pretendendo e

(2) decidir qual é o próximo movimento físico para impulsionar você naquela direção.

Você perdeu seu emprego. O que você gostaria que fosse verdade na sua carreira, e o que você começa a fazer para ir atrás disso? Você teve um grande revés na sua saúde. Como você quer se sentir sobre a sua situação, e que ações vão te levar para mais perto dessa realidade? Quando o mundo muda dentro de você de alguma maneira, você precisa compreender o que sucesso agora significa para você e que atividade vai te mover agora naquela direção. E é muito fácil cair na armadilha de achar que as coisas não mudaram e que você pode continuar jogando aquele jogo anterior, com as regras antigas. Sucesso na vida pode ter mais a ver com o quão rápido você é em aceitar e começar o novo jogo do que ser extremamente bom jogando um jogo antigo que em breve se tornará obsoleto.

Não é que o que está acontecendo no seu mundo seja bom ou ruim. O mundo é do jeito que ele é. O que faz diferença é a forma como você está engajado nele. Como qualquer piloto profissional pode te dizer, ir pelo acostamento é o comportamento mais perigoso quando você está dirigindo. Você precisa ir pelo caminho certo e estar envolvido com os seus pedais. Você precisa efetivamente entrar na pista.

Por sinal…

  • Que projeto seu pode estar precisando de um reagrupamento mental novo nesse exato momento?
  • Quando você tirou pela última vez uma pausa executiva? Será que é hora de tirar outra?
  • Geralmente em que tipo de atividade você acessa uma perspectiva mais elevada das suas ações?
  • Em que novo jogo você se encontra? Qual a próxima jogada?
Tenham uma boa semana.

Compartilhar: