GTD® é um continuum

Quando conseguimos usar o método GTD® até o ponto que visualizamos e sentimos claramente em nossa rotina a diferença que ele faz, é fatal: viciamos. A organização e gestão do tempo via GTD® tornam-se algo imprescindível. Nem conseguimos entender como vivíamos antes, sem ele.

Mas o GTD® é um continuum, um hábito que adquirimos e mantemos diariamente. Uma semana sem revisão pode ser o princípio do caos. Como resolver isso se em breve você pretende ficar longos 30 dias bem distante do escritório?

Essa é uma questão muito pessoal, que depende do estilo de cada um.

Veja uma resposta típica do Daniel Burd

“…
Eu gosto de ler e-mails e trabalhar nas férias.
Acordo cedo e isso me faz bem.
Mas há quem não goste.
Nestes casos sugiro bloquear pelo menos dois meios períodos no seu retorno para colocar a casa
em ordem e curtir as férias.
Uma terceira opção seria aceitar que na sua volta o GTD estará “bagunçado” por uma ou duas
semanas e conviver com isso.
…”

Em sua próxima folga prolongada ou férias, experimente estas dicas:
Planejamento
○ Defina um tempo de antecedência como razoável para planejar sua ausência. 6 meses, um ano – experimente para ver se funciona bem.

Seja proativo
○ Assim que receber o OK de seu superior para determinado período, bloqueie o período em sua agenda desde já. Dessa maneira, não vai assumir compromissos para a mesma época.

Diminua os riscos
○ Verifique todas as entregas já assumidas para datas anteriormente próximas à sua ausência e procure adiantar a conclusão delas.

Compartilhe
○ Seus momentos de descanso e lazer são fundamentais para sua saúde, bem estar e produtividade. Compartilhe com toda a equipe a boa notícia de que estará de férias em determinado período. Sua ausência deve ser algo bom para todos. Compartilhar antecipadamente dá a chance deles verificarem suas dependências com você e agirem enquanto há tempo.

O GTD® será seu maior aliado para lidar com o período de férias sem desgaste emocional. Você está planejado e no controle. Tem uma visão macro de suas responsabilidades.

Eventualmente nosso GTD® escorrega, na maioria das vezes por falta de revisão. Não desanime só porque consegue ver o caos se aproximando, pois você já está em grande vantagem: consegue vê-lo chegando.

Por: Daniel Burd

Compartilhar: