O que é GTD (Getting Things Done)? 

Se você encontrou este artigo provavelmente já ouviu falar, ainda que superficialmente, de um colega ou viu alguma reportagem sobre GTD. Entendeu que seu objetivo é criar um equilíbrio entre vida e trabalho. No entanto GTD é muito mais do que apenas ter uma caixa de entrada vazia ou colocar tudo em listas de ação e estabelecer metas semanais. Como David Allen, o criador do GTD diz, “isso é apenas a ponta do iceberg”.

Captura de Tela 2017-12-21 às 19.52.03.png

 

GTD é a sigla para Getting Things Done é uma expressão em inglês que tem sido traduzida de diversas maneiras. Pegue coisas e faça, Fazendo acontecer, Pegando coisas e fazendo-as acontecer… Você vai encontrar várias definições pela internet nos sites que tratam sobre o assunto como esses: gestaodetempo.com.br, comoorganizar.com.br, efetividade.net, vidaorganizada.com. Até no wikipedia e, claro, no original.

O que é GTD para nós aqui na Call Daniel:

GTD™ é a abreviação da marca “Getting Things Done™” (“A Arte de Fazer Acontecer”). Um sistema de gestão inovador para a vida pessoal e profissional, criado pelo renomado consultor americano David Allen, que fornece soluções concretas para transformar o “corre corre” diário e as incertezas em um sistema integrado de produção sem estresse.

O GTD™ é um poderoso método para gerenciar compromissos, informações e comunicações. É o resultado de 30 anos de prática em serviços de consultoria, coaching, acompanhamento pessoal, treinamentos e programas organizacionais, realizados com milhões de pessoas em todo o mundo, que lhe renderam a reputação de padrão ouro na produtividade pessoal e organizacional.

O GTD™ permite maior performance, capacidade de realização e inovação. Alivia a sensação de sobrecarga, gerando foco, clareza e confiança.

 

Décadas de pesquisa e prática do GTD™ no cotidiano, levaram à publicação do Best-Seller Internacional: “Getting Things Done” (A Arte de Fazer Acontecer). Publicado em mais de 28 idiomas, a revista TIME o anunciou como: “O livro definitivo de autoajuda para negócios do seu tempo”

 

É o método para melhorar a qualidade de vida, gerar mais impacto nos resultados da empresa e na vida pessoal com equilíbrio. Há mais de 20 anos vem auxiliando profissionais de alta demanda a conquistar mais qualidade de vida.

 

Todos o descrevem como um sistema de gestão ou uma metodologia para organização do tempo, da vida, da produtividade no trabalho pessoal ou profissional com uma redução fantástica do estresse. Um item é recorrente na grande maioria deles, a paixão pelo GTD. Quem consegue implementar a metodologia e ver as maravilhas que faz em suas vidas vira fã de carteirinha.

 

O sucesso não é à toa, o GTD desenha um mapa bem simples para a conquista da tão sonhada produtividade sem estresse. Sua maior dificuldade está em ultrapassar a barreira do hábito. Assim que ele se torna um hábito, pronto. Ninguém mais segura você.

Sua qualidade de vida alcança níveis antes inimagináveis porque o novo hábito além de mantê-lo com a mente tranquila ainda o impulsiona para a realização das coisas mais importantes para você. Não importa nem um pouco se seu objetivo é ficar rico ou morar na floresta. Conquistar o título de PHD ou construir a casa nova. Organizar as finanças da família ou os horários de estudos das crianças. Nem preciso dizer as maravilhas que o GTD pode fazer com seus e-mails, projetos e todas as demais atribuições profissionais.

 

O GTD trabalha na ideia de manter a mente calma, tranquila, transparente e limpa como água (potável, claro).  Usa um guia de ações sistemáticas para coleta, organização, revisão e lembretes que se você mantiver atualizado será tão confiável ao ponto de sentir-se livre. Estará trabalhando apenas de olho no calendário e nada vai escapar de seu controle.

De tão versátil, simples e objetivo o GTD vem conquistando adeptos pelo mundo todo. Você pode experimentar agora mesmo, assista este vídeo clássico.

 

Atualmente a Call Daniel já está trabalhando no novo formato do treinamento e até possui uma ferramenta adicional, o MIND – Programa Corporativo para Mais Foco e Menos Stress com a Prática da Meditação. Quem participou do programa garante que é super alinhado com o GTD e tem realmente se prestado como um grande apoio.

 

Abraços

+Produtividade -Estresse

[email protected]

Especialista em Gestão do tempo e Produtividade

Imagem: webapp.nozbe.com

Compartilhar: