Como melhorar a produtividade com o GTD® – Parte 1
O ano só começa após o Carnaval!
Provavelmente você já ouviu isso. Concordando ou não o Carnaval passou e se você quer fazer um ano diferente, precisa ler a série de artigos sobre como melhorar a produtividade com o GTD®. Serão 3 textos (1 por semana) com dicas práticas para aliviar sua rotina.
GTD® é uma técnica que nos ajuda a lidar com coisas que não conseguimos fazer agora. Diga-se de passagem, muito do que recebemos não conseguimos fazer na hora mesmo, por isso o GTD® propõe uma estrutura, desde que a demanda chega até o momento em que a executo.
A parte central do método é usar a mente para o que ela faz de melhor: ter ideias! Todos temos um potencial criativo enorme, cabe entender como cada um usa o seu. Se para criar, desenvolver, solucionar problemas ou se para decorar dados, informações e compromissos. O excesso de dados, informações e compromissos acabam obstruindo passagem do potencial criativo.
Vamos a algumas dicas de como colocar essa técnica em prática?
- Agrupe todas as demandas que chegam para você. Tenha caixas de entrada bem estabelecidas como:
- a caixa de entrada dos e-mails,
- caixa de entrada física,
- e digital.
Garanta que sua vida não tenha “baldes” furados – lugares que as informações se perdem. Inclusive, se sua mente serve para ter ideias provavelmente manter compromissos nela não será uma boa pedida. Anote tudo que não entrou em sua vida como rotina, hábito.
- Trie toda a caixa de entrada. Decida se tem algo para fazer ou não. Já aproveite para organizar de acordo com o significado:
- se não tem, já descarta ou guarda como referência.
- se tem, separe o que é ‘seu a fazer’ do que é de outras pessoas e você precisa aguardar. Se tiver data: calendário.
- se for uma ação que você conclui em 2 minutos, faça. Essa é a lei do mínimo esforço.
- Revise as listas. A vida muda e não para de criar coisas novas.
- todos os dias passe o olho brevemente no seu calendário e no seu estoque de coisas a fazer;
- uma vez por semana, aprofunde mais na sua revisão. Passe um pente fino limpando o que foi feito, acrescentando o que falta;
- aproveite para definir suas prioridades considerando qual entre elas terá um impacto maior em sua vida, trabalho, dia.
Dica bônus: A vida não para. Se esperarmos o momento ideal para organizarmos as coisas nunca as faremos. Procure olhar sua rotina de outro patamar. Nas próximas partes desta série de artigos, veremos outras formas de melhorar sua produtividade com o GTD®, não perca!
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