2021 em andamento, e já estamos na metade de fevereiro. O tempo, parece que passa cada vez mais rápido, e mutios buscam uma forma de gerenciar o tempo. Mas não dá para gerenciar o tempo sem planejamento…

O tempo passa o tempo todo. Somos nós, que quando nos distraímos(*) usamos mal o tempo. Assim nos mostra o método GTD®, do americano David Allen.

Nossa vida é bastante corrida, com muitas distrações que podem tirar nosso foco de nossas metas e objetivos. Como gerenciar tudo que precisa ser feito e usar da melhor forma o tempo? Como priorizar da forma mais adequada?

Definindo prioridades e objetivos

Primeiro, é muito comum me perguntarem como definir prioridades, e minha resposta é sempre a mesma: “Prioridade tem a ver com objetivo, qual é o seu objetivo? Quem quer ser? Aí estará a sua prioridade”.

Então, definirmos claramente onde queremos chegar, o que queremos realizar ou quem queremos ser, é o primeiro passo. Se não sabemos onde queremos chegar, certamente chegaremos a lugar nenhum.

Quando temos objetivos definidos, se sabemos onde queremos chegar, fica claro onde e em que ações deveríamos colocar a nossa atenção, nosso tempo e nossa energia.

Por outro lado, gosto muito da inversão do pensamento: Sabendo onde queremos chegar, fica claro onde não deveríamos colocar a nossa atenção, nosso tempo e nossa energia. Logo, é uma questão de exclusão. Se excluirmos o que não nos levará aos nossos objetivos, o que sobrar, poderá nos levar.

Sobre os objetivos

Alguns objetivos são para toda a vida, mas temos objetivos com metas vinculadas a prazos dentro de períodos estabelecidos, então não basta só definirmos, precisamos além disso, encontrar os elementos e as partes necessárias, que deverão ser percorridas e executadas. Estas partes precisam ser organizadas em períodos de tempos menores para facilitar então, passo a passo, o caminho para esses objetivos.

Como resultado, mantermos estas metas e objetivos anotadas, acessíveis e atualizados é o que fecha este circuito. 

 

Isso é planejamento.

 

Usando algumas ferramentas do GTD® podemos percorrer, de forma simples, todo o processo, desde a definição das metas e objetivos, até o planejamento das etapas menores com suas ações e revisões.

 

Mantermos um bom planejamento não nos coloca no controle total das circunstâncias, mas ainda assim ajuda a nos reorientarmos quando nos distraímos no caminho.

 

Renata Montone

Especialista no método GTD

Ficou interessado pelo tema? Então confira mais artigos:

O que é produtividade?  l Como fazer um planejamento? 

Compartilhar: