O cuidado com a mente é algo cada vez mais valorizado pelas empresas que têm encarado a saúde não apenas como algo físico, mas como um conjunto de fatores que podem impactar no desempenho do funcionário. E você, já parou para pensar na questão da saúde mental no trabalho? Dados da Previdência Social de 2016 mostram que cerca de 5% dos afastamentos estão relacionados à doenças mentais, sendo grande parte ligadas ao estresse.

Contudo, existe uma série de habilidades que podem fazer com que os colaboradores tenham sua saúde mental em dia. A liderança, por exemplo, pode fazer com que a pessoa tome frente e acredite no potencial de seus colegas. O mesmo vale para empatia, quando a pessoa é capaz de perceber que o outro pode estar passando pelos mesmos problema que ele. E claro, comunicação. Quem se comunica lida muito melhor com a saúde mental, já que consegue se expressar com mais facilidade e evita o sentimento de solidão.

Mesmo com essas habilidades promover a saúde mental no trabalho não é algo claro para todos. Por isso, confira algumas pequenas atitudes que podem mudar o dia a dia dentro da empresa, gerando mais qualidade de vida para toda a equipe.

Estimule a cumplicidade, não a competição

É importante deixar de lado o desejo de ser melhor que os outros. Ofereça estímulos para que todos sejam o mais competente possível. O que significa, de fato, trazer bons resultados e objetivos atingíveis para a organização.

Ser o mais competente não é fazer tudo sozinho, como a ideia de ser melhor pode passar. Ao contrário, é lidar com os diversos fatores, inclusive trabalhar em equipe para, juntos, alcançarem os melhores resultados. Essa nova postura estimula a cumplicidade entre o time em detrimento da competição. 

Cultive o bom humor

Bom humor é fundamental em qualquer ambiente, mas já parou para pensar no quanto ele afeta a saúde mental das pessoas? Rir faz com que o local de trabalho se torne mais leve, além de equilibrar o caos do dia a dia.

O diretor científico do Departamento de Psicossomática da Associação Paulista de Medicina, Artur Zular, em entrevista à Exame, conta que rir, entre outras coisas, garante uma ginástica respiratória, muito benéfica à saúde física e mental, e a liberação de endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

Ajude a deixar o elevador de lado

Esquecer um pouco o elevador está diretamente associado à prática de exercícios físicos. Afinal, é possível praticar pelo menos uma atividade: subir escadas. Além disso, essa é uma tarefa que pode ser cumprida aos poucos: hoje subir dois andares a pé e o resto de elevador e ir aumentando os degraus conforme os dias forem passando. O especialista, na matéria da Exame citada acima, explica que a prática ajuda a eliminar o sedentarismo aos poucos da rotina, incluindo hábitos mais saudáveis. 

Que tal colocar essas e as outras práticas citadas no seu dia a dia hoje mesmo? Quer saber outras dicas para estimular a saúde mental no trabalho e manter sua equipe cada vez mais produtiva? Assine nossa newsletter e não perca nenhum dos nossos conteúdos! 

Compartilhar: