Um dos principais inimigos do tempo é a ausência de concentração no trabalho. Exemplos de situações que tiram o foco não faltam: é o telefone que toca, a conversa ao lado da sua mesa, o aviso de mensagem no WhatsApp, a invasão de pensamentos, preocupações — a lista é bem extensa. 

Para auxiliá-lo a se concentrar mais no dia a dia corporativo, elaboramos este post com seis dicas que certamente contribuirão para você produzir cada vez melhor. Vamos a elas!    

1. Tenha organização   

Imagine a sua mesa cheia de anotações, revistas, jornais, agenda, copos plásticos, bolsa. Ficaria fácil se concentrar no meio do caos? 

Quanto mais organizado estiver o seu local de trabalho, mais perto do foco você ficará em suas atividades diárias.  

A organização de arquivos em seu computador também é importante para que você não perca tempo, sendo uma boa dica de concentração no trabalho. 

2. Medite  

Ao treinar a mente para aprimorar a sua capacidade de foco, certamente você não assumirá vários compromissos ao mesmo tempo. 

A meditação é um excelente exercício para não deixar tarefas pelo caminho, aumentando o poder de concentração e também de eficácia no que tem de ser feito.

Além disso, a prática reduz o estresse e a ansiedade, trazendo mais qualidade de vida no ambiente corporativo, assim como na vida pessoal.

O planejamento das ações ganha pontos positivos e a comunicação fica mais clara e objetiva, ou seja, trata-se de um bom caminho a ser seguido.

3. Respire 

A correta respiração aliada a uma boa postura contribui para manter a concentração no trabalho. 

Inspire e expire diante de uma tarefa e não deixe se levar por possíveis influências externas, como o prazo curto para a entrega de um projeto ou pressão do seu superior para determinada atividade ser concretizada.   

O movimento ajuda a melhorar a capacidade intelectual e ainda acalma, trazendo tranquilidade e foco na execução das suas obrigações. 

4. Faça pausas  

Vale a pena destinar pequenos espaços de tempo para pausas ao longo da sua jornada, com o objetivo de descansar o cérebro.

Após o término de um longo trabalho, que tal um cafezinho antes de começar uma nova atividade? Muitas vezes, as pausas melhoram a capacidade de concentração, contribuindo ainda com a memória e a motivação. 

5. Fuja dos vilões 

Quando o assunto é desconcentração no trabalho, os principais vilões são as redes sociais. Portanto, é preciso evitar o acesso durante o expediente. 

Afinal, muitas vezes, o simples fato de entrar para ver uma foto, pode consumir mais de uma hora do seu tempo, pois a falta de foco é gritante.

Deixe o celular no silencioso, no alerta de mensagens, e reserve um tempo, durante o almoço, por exemplo, para responder às solicitações.

Estabeleça regras também para e-mails e leitura de sites especializados em sua área, sempre com bom senso frente ao que é urgente. 

6. Evite fofocas   

As conversas informais tiram consideravelmente a concentração no trabalho. Além disso, prejudicam os relacionamentos e podem até ser motivo de demissão.

Por isso, evite falar muito tempo sobre assuntos superficiais e tenha cautela nos assuntos que aborda nos bate-papos. Fique de olho no relógio e não se deixe levar pela desconcentração. 

E aí, gostou do nosso post? Quer receber treinamento para manter a concentração dos colaboradores em sua empresa? Então entre em contato com a gente!    

Compartilhar: