Você já parou para pensar no quanto a falta de foco e o estresse em excesso podem afetar a rotina de uma empresa? Estudos apontam que 70% dos trabalhadores brasileiros tem algum tipo de sequela relacionada ao estresse. Isso abala diretamente a produtividade e, consequentemente, o rendimento da equipe.

A solução para isso, no entanto, pode ser mais fácil do que se pensa: meditação na empresa. A alternativa é utilizada por diversas organizações ao redor do mundo, principalmente por empresas relacionadas ao ramo da tecnologia — as mais reconhecidas por serem inovadoras.

A meditação em uma empresa é capaz de treinar a mente para ser capaz de aprimorar sua capacidade de foco dos funcionários justamente por ser um caminho transformador. Quer saber um pouco mais sobre os benefícios da meditação na empresa? Continue lendo!

Como a meditação pode ajudar na produtividade

Empresas como Twitter, LinkedIn, Facebook e Google, por exemplo, trabalham com a técnica mindfulness, cuja principal ideia é desenvolver um estado mental de consciência e atenção plena.

De acordo com uma entrevista que o psicólogo Marcelo Batista de Oliveira, um dos fundadores do Centro Paulista de Mindfulness, concedeu à revista Exame, o resultado da prática de meditação na empresa é o desenvolvimento da concentração e um estímulo da empatia nos funcionários.

Outro benefício citado pelo estudioso é a melhora dos relacionamentos internos. “As pessoas ficam mais receptivas e menos reativas”, afirmou.

Menos estresse e mais produtividade

Diminuir o estresse do ambiente de trabalho não é a mais fácil das tarefas. No entanto, caso se consiga, é excelente para a empresa. Um ambiente com muita pressão não é, necessariamente, garantia de produtividade.

Na verdade, uma pesquisa provou que é exatamente o contrário. O estudo foi realizado pela Global Corporate Challenge (GCC), empresa especializada em programas corporativos de bem-estar e saúde. A pesquisa coletou informações de mais de 160 mil funcionários de empresas em 185 países.

Sem tensão no ambiente de trabalho

Segundo um engenheiro que adotou a meditação em sua empresa, o impacto da prática é percebido de maneira fácil. “Mesmo nas situações mais estressantes, a equipe consegue manter uma serenidade no rosto”, disse em uma reportagem do jornal O Globo. “Não há aquele semblante de tensão ou olheiras.”

Não é um relato feito à toa: ainda na mesma matéria, de acordo com a pesquisadora do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein, Elisa Kozasa, os resultados da meditação começaram a ser observados mais de perto conforme ela foi sendo adotada no Ocidente.

De acordo com ela, há muitos estudos que mostram como esses exercícios são eficientes no tratamento de dores crônicas, além de evitar quadros que tragam prejuízo social, como demissões ou conflitos entre membros da equipe.

Pensou nessa solução para o ambiente corporativo no qual você faz parte? Existem diversos serviços que oferecem treinamentos para espaços relacionadas ao trabalho.

Vale também colocar em prática, de maneira básica, algumas dicas por conta própria. Basta, num local relativamente confortável, concentrar-se na própria respiração e nos próprios batimentos cardíacos por ao menos cinco minutos.

O exercício treina o cérebro para direcionar a atenção ao presente e em uma coisa só, como dito anteriormente. Pensa em colocar essa atividade em prática? Como você enxerga a meditação na empresa depois deste post? Quer acompanhar mais sobre o assunto? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas novidades!

 
Compartilhar: