As empresas de treinamento dizem que sim.

Num artigo da FastCompany, Gwen Moran comenta o trabalho de muitos profissionais e empresas focados no desenvolvimento das habilidades criativas que todos já possuímos.

Mesmo os grandes como Jobs ou Picasso dedicaram tempo para desenvolver seus talentos. Nós também podemos melhorar nosso nível criativo, seja em curtas palestras recheadas de dicas, seja em longos cursos práticos.

Para aprender algo é preciso treino, empenho, dedicação, vontade e muitos bons motivos que justifiquem o tempo e o esforço. Do contrário podemos desistir logo nos primeiros erros ou obstáculos.


 

Veja boas práticas para aprender a ser mais criativo:

 

Dá para aprender a ser criativo?

 

 

Expanda, considerando o conhecimento que já possui

Bons cursos vão levar em conta as competências que você já detém para acrescentar sabedoria de como ser mais produtivo, a partir delas. Ninguém precisa deixar de ser quem é para tornar-se criativo. Estaremos somando habilidades, não as substituindo.

 

A prática é fundamental

Não se restrinja a teorias, colocar-se em movimento criativo é essencial. É preciso experienciar situações por inovadores pontos de vista. Quando sentir que está visualizando coisas que nunca percebeu estarem ali, pode considerar que sua experiência está sendo relevante e eficaz.

 

Interaja

Quanto maior a diversidade do grupo, maior a riqueza da interação. Unir as diversas competências em experiências criativas promoverá uma maior percepção por diferentes ângulos de visão. Essa combinação incentiva olhares inovadores em cada persona do grupo.

 

Jamais pare de usar

Qualquer coisa em desuso atrofia. Sua habilidade criativa tende a crescer e multiplicar quanto mais usá-la. Tentativa e erro é um caminho muito saudável neste caso: desde novas maneiras de comunicar-se até brincadeiras com as crianças ou novidades feitas a dois. Nem tudo vai dar certo, contabilize isso desde já e siga em frente.

 

 


 

Dá para aprender a ser mais criativo ainda que seu objetivo não seja um padrão de qualidade Disney. Leia outros artigos sobre criatividade que já publicamos aqui e nos conte de que maneira isso tem incentivado você à prática. Comente.

 

Abraços,

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade

{{cta(‘51705e8a-82ab-4fa8-9cc6-00e765d5642a’)}}

 

Imagem: bonstutoriais.com.br
Tradução/inspiração livre: FastCompany

 

Compartilhar: