acima_do_limite

Desde que não exista uma expectativa de fazer tudo hoje ou, ao mesmo tempo, sim, é possível realizar tudo que capturamos.

Nós iremos processar, organizar e planejar a execução em curto, médio e longo prazos. Passo a passo, sem extrapolar nada.

Vou colocar para você uma visão muito particular que minha experiência de vida me trouxe no quesito comportamento:

Colocar limites não é se tornar menor nem mostrar-se mais fraco, é priorizar.

E priorizar é estar disponível para o que realmente interessa para você.

Às vezes, nós extrapolamos nossa própria capacidade tentando agradar ao outro (pode ser seu chefe, diretor, esposa, filhos ou até mesmo os companheiros da empresa ). Eu costumo dizer ao meu marido: você já me mostrou ser melhor que isso nem tente me convencer do contrário. Mas…

Extrapolar de vez em quando é humano.

Extrapolar sempre é desumano.

As pessoas podem tentar exigir de você mais do que pode dar, se você vai atendê-las em detrimento de si mesmo, bem, isso é com você. Uma coisa é capturar tudo o que consideramos importante, outra é conseguir produzir tudo isso num tempo não proporcional.

Sem organização, planejamento e uma excelente priorização, vai ficar complicado.

Prioridade 1

O primeiro passo seguro para conseguir realizar tudo que capturou é manter-se vivo e saudável. Sua saúde física, mental, espiritual, emocional são sua base estrutural. Elas devem estar na prioridade TOP de sua escala. A saúde foi garantida? Você está dormindo o suficiente, comendo tranquila e atentamente, divertindo-se com as pessoas a quem ama? Maravilha!

Prioridade 2

Aceitar que você está vendendo X horas de sua vida para a empresa contratante e que mesmo superorganizado e com uma mente tranquila, apenas X tarefas vão caber ali. Isso se chama respeito. Primeiramente, por si mesmo, depois pelas pessoas a quem você ama e que também o amam, depois, pela empresa que o contratou e espera o melhor de você.

Você será um profissional cada dia melhor, mais criativo e produtivo quando atender primeiro as duas prioridades anteriores.

Pode não ser o conselho que você mais ouviu durante a sua vida, mas e se for verdade?

Quando olha para o volume de tarefas que possui e sua primeira impressão é a de que vai precisar de muita criatividade para dar conta do recado sem se matar de trabalhar, é hora de replanejar isso.

A quantas anda sua revisão semanal?

Quais seus grandes objetivos?

Eles estão bem priorizados?

Sua agenda está factível?

Para eu me dar ao luxo de parar minha rotina para atender aos imprevistos, eu primeiro precisei de uma agenda com folga e, depois, de uma estratégia para converter isso em algo ainda mais produtivo. Quem sabe foi um colega de trabalho pedindo ajuda e eu usei a mesma solução para ajudar outras pessoas. Ou um acidente no departamento que eu providenciei para que não se repita tomando algumas medidas preventivas. O GTD fez isso por mim.

Nosso planejamento estará bem feito quando cada projeto tiver pelo menos uma próxima ação definida, nossa agenda contiver os compromissos assumidos além dos espaços de folga para os imprevistos e o grande cenário esteja sempre ao nosso campo de visão para priorizarmos com qualidade.

Nesse contexto, será possível realizar tudo o que capturamos, no seu devido tempo, sem atropelamentos.

Aproveite para compartilhar comigo o seu caminho no GTD e contar quais estratégias tem usado para conseguir fazer tudo o que vem capturando.

Abraços,

[email protected]
Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.

Imagem: twitter

Compartilhar: