Uma das marcas mais fortes do mundo moderno é que as pessoas passam grande parte do tempo no trabalho, rodeadas de responsabilidades, cobrança de metas, prazos apertados e problemas interpessoais.

Sabemos que um ambiente ruim influencia de forma direta a saúde do colaborador, prejudica a produtividade e os resultados da empresa. São muitos os fatores que contribuem para esse quadro e um dos principais é o estresse, considerado o mal do século segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), pois já atinge cerca de 90% da população mundial.

Para amenizar o estresse dos colaboradores e melhorar o clima organizacional, a meditação tem sido um importante instrumento utilizado cada vez mais nas empresas (e pelas pessoas em geral). Acompanhe nosso post para entender melhor o seu significado e saber como aplicá-la no mundo corporativo.

A meditação no trabalho

Diferente do que pensa o senso comum, meditar não significa esvaziar a mente e deixar o pensamento vagar sem direção. Pelo contrário, a meditação é uma espécie de ginástica para o cérebro, treinando-o para aprimorar a sua capacidade de foco, aguçar a criatividade, dominar os instintos e, consequentemente, potencializar os resultados e a produtividade.

A aplicação correta da meditação no ambiente corporativo é feita com uma técnica denominada mindfulnesse grandes empresas já a introduziram em seu cotidiano, como a Apple, a Google e a P&G.

A prática consiste em promover a conexão total entre o corpo e a mente por meio de exercícios, auxiliando a pessoa a atingir o autoconhecimento, viver melhor suas emoções e melhorar os relacionamentos. Assim, é possível consegue ter um maior discernimento nas tomadas de decisão, o que é bem vantajoso no ambiente de trabalho.

Para utilizá-la na empresa, não é preciso nenhum equipamento ou infraestrutura específicos. Apenas recomenda-se que seja feita em um ambiente calmo e com pouco barulho.

É importante que a meditação não seja imposta aos colaboradores. Ela deve ser incentivada e oferecida como uma ferramenta para lidar com o estresse cotidiano.

Os benefícios da meditação no trabalho

A técnica é capaz de oferecer inúmeros benefícios para colaboradores e empresas, sendo a solução para muitas adversidades. Veja como a meditação pode ajudar:

  • contribui para aflorar os sentimentos positivos, em detrimento dos negativos;
  • aumenta o foco e a concentração nas atividades;
  • ajuda no gerenciamento das emoções;
  • melhora o relacionamento entre os colaboradores, uma vez que promove o desenvolvimento da empatia;
  • possibilita que os colaboradores vivam cada dia do trabalho como se fosse único, com o seu maior potencial;
  • ajuda a promover uma maior lucidez nas tomadas de decisão;
  • beneficia a criatividade, logo, ajuda a lidar melhor com os imprevistos;
  • diminui o nível de estresse;
  • promove um aumento da produtividade, por um baixo custo.

Procure empresas que ofereçam treinamentos para grandes corporações com objetivo de ensinar a gerir bem seu tempo e produzir mais com menos estresse.

Agora que você já se informou sobre os benefícios da meditação, entendeu a aplicação dentro do trabalho e a sua eficácia para melhorar o clima organizacional, entre em contato conosco e leve essa solução para a sua empresa.

Compartilhar: