Praticar a gratidão não significa apenas dizer “obrigado”. Trata-se de algo muito mais intenso, relacionado ao reconhecimento de uma pessoa ou de uma situação. Também está ligado à percepção ampla da própria realidade, como a respeito das oportunidades. Praticar a gratidão no trabalho, portanto, pode ser muito benéfico.

O ato consistente de reconhecer os aspectos gera efeitos nos relacionamentos e até na própria atuação. Quando é adotado do jeito certo, oferece um excelente resultado profissional. Na sequência, veja por que e como praticar gratidão no trabalho.

1. Melhoria dos relacionamentos

Os relacionamentos são grandes favorecidos pela prática da gratidão. De acordo com a publicação International Business Research, uma atitude coletiva de gratidão muda o ambiente de trabalho. Há uma eliminação das emoções tóxicas do local, além de aumento no comprometimento e diminuição da taxa de rotatividade.

Além disso, um estudo do The Greater Good Institute, de Berkeley, mostrou que há uma ligação entre gratidão e bem-estar. Em geral, pessoas que são gratas terminam o dia de forma mais feliz. Graças a essa mudança no próprio comportamento há impactos positivos nos relacionamentos profissionais.

2. Aumento da produtividade

Quando a gratidão no trabalho é praticada ocorre um reforço na paciência e no autocontrole, de acordo com os pesquisadores. Isso é determinante para garantir mais foco e uma execução precisa de tarefas. Como resultado, há menos erros e, portanto, maior produtividade.

Alguns estudos da Globoforce também ligaram a prática a questões como aumento da lealdade, segurança, diminuição do absenteísmo e ampliação da produtividade. Como resultado, é possível ter um rendimento melhor em todos os sentidos.

3. Otimização do desempenho

Mais que apenas aumentar a produtividade, a prática da gratidão no trabalho é determinante para ampliar o desempenho. Como favorece os relacionamentos, melhora a atuação em equipe e leva à construção de soluções efetivas.

Outro ponto importante é que ser grato ajuda a restaurar padrões psicológicos, segundo pesquisa da Universidade da Califórnia. Isso leva a um sono melhor, o que gera disposição, atenção e desempenho.

Para apoiar esses achados, estudiosos de diversas universidades dos Estados Unidos concluíram que pessoas gratas são mais felizes, ativas e positivas. É algo que faz com que elas desempenhem melhor as tarefas e tenham chances maiores de chegar ao sucesso.

4. Fortalecimento da satisfação

Você está satisfeito com o seu trabalho? Se a resposta não for um sonoro “sim”, a gratidão pode ajudar a lidar com o cenário.

Uma pesquisa descobriu que a prática aumenta, por exemplo, o otimismo e a positividade. Isso lança um olhar favorável sobre o emprego, o que favorece a satisfação.

Além de tudo, há uma melhora no senso de comunidade, o que gera um clima organizacional adequado. Inclusive, quem se mostrou grato era mais satisfeito, o que indica a ligação entre esses aspectos.

Bônus: a gratidão no trabalho

Agora que já conhece os benefícios, é essencial colocar essa atitude em prática — e você pode aliá-la à meditação. Comece fazendo exercícios de mentalização e reflita sobre os motivos que o tornam grato no emprego. Vale pensar nas oportunidades, nos desafios e nas ajudas recebidas.

Para conseguir efeitos ainda melhores, verbalize. Agradeça ao colega de trabalho que repassou uma dica e até o chefe que fez uma concessão extra. Se estiver em posição de liderança, seja grato aos seus liderados.

É essencial agir de um jeito específico, ou seja, não basta apenas agradecer. Deixe claro pelo que está sendo grato e faça disso um hábito. Também é possível criar uma espécie de “diário” para monitorar as vezes e os motivos em que exercitou o sentimento profissionalmente.

Colocar em prática a gratidão no trabalho é um jeito de melhorar os seus relacionamentos e até o seu desempenho. Com a execução correta das ações, é possível ter resultados ainda melhores.

Gostou dessas informações? Compartilhe o post nas suas redes sociais e espalhe o poder de ser grato!

Compartilhar: