Você conhece a meditação corporativa? Sabe como ela pode ajudar a melhorar o desempenho das suas equipes e a qualidade de vida no trabalho?

Meditação, ao contrário do que se pensa, não se trata de apenas esvaziar a mente. A meditação corporativa é um método para treinar a mente para aprimorar a sua capacidade de foco.

Interessado por esse assunto? Entenda tudo o que você precisa para estabelecer esse hábito em grupos de trabalho!

Entenda o que é meditação corporativa

Essa técnica milenar vem ganhando muitos adeptos com o passar do tempo, especialmente dentro das empresas. Entre os seus muitos benefícios, a meditação corporativa proporciona maior concentração, foco e produtividade das equipes.

Isso tudo se deve ao fato de a prática acalmar as ideias e organiza-las de forma mais produtiva, melhorando o desempenho.

Desde 2014, pesquisadores como o americano Andrew Hafenbrack vêm estudando e identificando mudanças comportamentais em voluntários que praticavam meditação por apenas 15 minutos. Para Andrew, essas mudanças dizem respeito à maior facilidade para tomar decisões consideradas difíceis logo após as sessões.

Quer saber como levar o hábito da meditação corporativa para dentro dos seus grupos de trabalho? Confira o passo a passo:

Aprenda a criar esse hábito em grupos de trabalho

Desmistifique a meditação

A meditação dentro de ambientes corporativos ainda é bastante incompreendida em função do entendimento comum sobre as práticas meditativas orientais, que possuem objetivos bem diferentes.

No entanto, a meditação corporativa possui benefícios que podem ser usufruídos para atingir melhores resultados para a organização. E esse é o primeiro passo para que os grupos de trabalho percebam a sua importância.

Isso tudo é comprovado cientificamente por pesquisadores como Andrew, que conseguiram identificar melhoras no estado de concentração, foco e tomada de decisão dos voluntários.

Escolha uma técnica

É muito importante escolher a técnica que viabilizará esse exercício de concentração e treinamento da mente. Para isso, a sugestão é de que você procure um professor qualificado e treinado que possa orientar sobre todas as técnicas e se aprofundar naquela mais adequada.

Além disso, é possível contratar cursos e treinamentos em grupo.

Forme grupos e defina prazos

Para começar, é preciso definir um grupo inicial, que tenha algumas características em comum:

  • interesse em praticar meditação corporativa;
  • disposição para o treinamento;
  • compatibilidade de horário ideal comum.

Assim, é possível passar para a próxima fase e definir quando o treinamento acontecerá, em qual ambiente e por quanto tempo.

Incentive a propagação da ideia

A propagação da ideia serve para atrair novos praticantes e espalhar os benefícios gerados por toda a corporação. Por isso, precisa ser algo natural e sincero, realizado pelos próprios participantes do grupo de meditação corporativa.

Esse hábito é importante para inspirar outras pessoas e incentivar a sua participação. Quanto mais pessoas aderirem à prática, melhor a qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho e o desempenho das equipes.

Gostou do conteúdo? Se você está interessado em descobrir mais detalhes sobre a meditação corporativa, que tal experimentar o treinamento em grupo? Esperamos por você!

Compartilhar: