Sabe quando você chega cansado do trabalho e toma um banho relaxante?

A sensação de prazer é imensa, não é mesmo? Pois o reconhecimento desses pequenos momentos de alegria é um dos pontos da técnica de meditação, conhecida no Brasil como atenção plena, criada por Chade-Mang Tan, ex-engenheiro do Google.

Ele se tornou conhecido após ministrar aulas de Mindfulness aos funcionários da empresa.

Criar hábitos que ajudam a reconhecer as atitudes simples do dia, transformando-as em extraordinárias — eis a premissa do método que contribui com o aumento da produtividade e com a queda nos níveis de estresse.

Para ficar por dentro deste assunto, vamos mostrar todos os detalhes do Mindful e um pouco da história do criador. Acompanhe!

Quem é Chade-Mang Tan?

O engenheiro entrou no Google em 2000 e foi um dos responsáveis pela criação do maior site de buscas do mundo. Ele começou logo nos primórdios da empresa, sendo o funcionário de número 107.

Ao longo dos anos, ele percebeu que a reformulação de sua mentalidade não dependia de inúmeras sessões de terapias, mas sim de exercícios mentais diários.

Entre essas práticas, está o reconhecimento das pequenas “fatias de felicidade” — definição de Tan para esses instantes — que sempre acontecem ao nosso redor.

Afinal, quem não tem a possibilidade de sorrir com um lindo pôr do sol ao fim de um dia de trabalho, de agradecer após saciar a fome com uma saborosa refeição ou até mesmo ao receber um sorriso de bom dia dos colegas de trabalho?

Mesmo que esses momentos da vida aconteçam em apenas alguns segundos, eles podem ser potencializados pela maneira como os enxergamos — o que extraímos dessas experiências depende do nosso estado mental.

Como a técnica foi desenvolvida?

Após ministrar inúmeras aulas de mindfulness, Chade-Mang Tan se baseou na ciência para chegar às suas conclusões.

Pesquisas neurológicas explicam de que maneira os seres humanos formam os hábitos. O engenheiro percebeu, então, que quanto melhor uma pessoa se sente ao realizar uma tarefa, maior será a repetição da experiência.

Para isso, não é necessário muito esforço cognitivo, pois os comportamentos são controlados pela região dos gânglios basais do cérebro, que também tem um papel preponderante no desenvolvimento da memória e das emoções.

Segundo Tan, o processo bioquímico é o mesmo que o formado em nosso organismo para o desenvolvimento de qualquer tipo de hábito — originado a partir de um estímulo, uma rotina e uma recompensa.

Neste caso, o gatilho é o momento de prazer, a rotina é o reconhecimento dessas sensações e a recompensa é a própria sensação de felicidade.

Por que criar hábitos é benéfico à saúde?

Praticando a valorização das pequenas fatias de alegria ao longo da sua vida, haverá uma maior abertura do cérebro para atividades meditativas — além de trazer mais otimismo e harmonia no dia a dia.

A principal vantagem é o reconhecimento de que a vida é finita. Ou seja, nada melhor do que o devido aproveitamento dos pequenos instantes como se fossem únicos e extraordinários.

Interessou-se pelo Mindful? Compartilhe este post em suas redes sociais — Facebook e LinkedIn, por exemplo — e apresente os benefícios da meditação para seus colegas de trabalho.

A Call Daniel criou o MIND para atender esta demanda no Brasil.

Por que um treinamento para a Redução do Stress?

Pesquisa realizada pela Robert Half, em 12 países, indica que os profissionais brasileiros são os mais estressados do mundo. O Stress é responsável por:

1. Aumento do risco de infarto

2. Acúmulo de gordura, gerando obesidade

3. Progressão de tumores e aumento de mortes relacionadas ao câncer

4. Perda de produtividade

5. Depressão

Fonte: Zuardi, A, Fisiologia do stress e sua influência na saúde, USP.

Conheça o MIND clicando aqui.

 
Compartilhar: