Montando o Fluxo GTD no Mapa Mental
Olá meus queridos leitores das Dicas Call Daniel, vamos esclarecer que este artigo é mais um da Série Ferramentas (passíveis de uso com o GTD) e que a ferramenta em questão é o Meister com mapas e tarefas integrados.
Como diz o próprio David
“…O caminho da maestria pode ser descrito em 3 estágios:
1. empregar os fundamentos da gestão do fluxo de trabalho;
2. implementar um sistema abrangente e integrado;
3. alavancar suas habilidades no GTD para esclarecer seu foco para uma expressão e manifestação cada vez maiores…”.
Vamos lá
Como prometido na postagem anterior, seguem abaixo as dicas para iniciar seu GTD nas ferramentas e uma prévia de como meu sistema esta ficando, (recomendo usar o recurso de Apresentação de Slides, neste link para não assustar com o tamanho) . Com o tempo você vai alocando mais ideias e depois transformando em projetos, ações etc. Escreva nos comentários suas dúvidas para tentarmos te ajudar ok?
Montei o fluxo de trabalho do GTD no mapa mental para poder trabalhar visualizando apenas as partes, mas podendo ver o todo sempre que desejar. Como o Passo 1 do GTD é capturar, usei esta tarefa para passar as dicas de uso. Experimentando a captura por pelo menos uma das opções abaixo você já poderá perceber a lógica e usabilidade das ferramentas. Este processo vai te habilitar na manipulação do aplicativo. Se ainda não criou a sua conta no Meister, faça agora.
É possível clicar abaixo em Play para iniciar a apresentação e em Expandir para visualizar em tela cheia.
Neste pequeno vídeo explico como navegar dentro do mapa mental
Passo 1 – Capturar
a) Fazendo as capturas de dentro do Gmail:
- Com a mensagem já aberta
- Clique no tique azul logo abaixo da roda dentada (no alto, a direita)
- A ficha de criação de tarefas se abre e podemos personalizar os campos de Projeto, Status de andamento, Título e Notas
- Clique em Create Task. A mensagem de tarefa criada e o link View Task vão aparecer. Ele serve para abrir a tarefa e completar os dados referentes a ela imediatamente, se preferir fazer isso tudo neste momento (porque você sabe a maior parte das respostas e vai demorar menos de 2 minutos – do contrário melhor deixar para depois).
b) Fazendo as capturas a partir do mapa mental:
- Já com o seu mapa aberto
- Localize sua caixa de entrada
- E comece a digitar as “coisas” que vão chegando a sua mente (depois pode melhorar os termos para representar ações físicas)
- Clique no tique azul do rodapé para enviar as ações como tarefas para si mesmo ou sua equipe
- Escolha o status
- Lembre-se sempre de arrastar a tarefa para a pessoa que deverá realizá-la, do contrário elas não vão aparecer como tarefas no MeisterTasks.
Pronto, já sabemos 2 caminhos para capturar facilmente pelo computador. Mas é claro que também podemos fazer isso diretamente no MeisterTasks (via Navegador) e pelo celular.
No navegador:
No app do Gmail (clicando no tique Meister no final da mensagem – avaliable add-ons)
No app do MeisterTasks (clicando no círculo azul com + dentro)
Aqui estão os links para os artigos anteriores:
- Mapa mental com gerenciador de tarefas integrado existe?
- (este) Montando o Fluxo GTD no Mapa Mental – Passo 1 – Capturar
- GTD com Meister (Mapas e Tarefas) funciona? (breve)
Vocês acreditam que este conteúdo possa ser melhor assimilado via vídeo? Deixem suas sugestões nos comentários.
Abraços,
Marcia Sisi
Obs.: os prints são de um Note Mac e um Cel Android