Por anos, o treinamento e desenvolvimento de lideranças é reconhecido como um investimento vital para obtenção do sucesso organizacional. Agora, as pesquisas industriais nos mostram quantitativamente o impacto de iniciativas eficazes no âmbito da liderança organizacional sobre o balanço final.
Por quase quatro décadas, a Ken Blanchard Companies® tem realizado, por conta própria e através de parcerias, pesquisas que quantificaram o impacto dos treinamentos individuais em líderes eficientes e inspiradores, que as pessoas queiram seguir. Os dados mostram que, por meio de lideranças eficientes, as empresas aumentam a produtividade e maximizam o seu potencial de performance.

Preparando o Palco para o Sucesso
No mercado atual, poucas empresas acreditam poder capitalizar sobre o pleno potencial de seu pessoal. Embora desenvolver as pessoas ao máximo do seu potencial seja o objetivo de toda empresa, conquistar isso continua um desafio ilusório para a maior parte delas.
Na vida real, nenhum funcionário entra na empresa já sendo um Realizador Autossuficiente e somente uma pequena parcela dos colaboradores alcança o seu pleno potencial após se juntar à equipe. A maior parte deles se tornam profissionais medianos, enquanto alguns não se saem bem ou até mesmo precisam deixar o emprego após um curto período de tempo. O resultado disso é perda de produtividade e aumento dos custos relacionados a recrutamento, contratação e treinamento de novos funcionários.
A Blanchard® descobriu que uma necessidade comum nessas empresas é a forma de desenvolver as pessoas. Somente após um período de tempo, com o suporte adequado de instrutores e gestão de liderança é que os colaboradores irão alcançar os níveis de confiança e competência que os capacita a aumentar produtividade e eficiência e, assim, tornarem-se profissionais de alto nível.

A sua empresa está maximizando o potencial de cada funcionário?
Os seus líderes têm o que é necessário para ajudar a sua equipe a atingir o auge de performance?

O modelo SLII® é prático e amplamente usado no mundo para criar líderes que desenvolvam profissionais autossuficientes e de alta performance.

O Impacto Econômico dos Líderes Diferentes Níveis de Desenvolvimento
Toda empresa tem aprendizes—tanto recém contratados quanto veteranos assumindo novas tarefas. Para esses profissionais, o nível de desenvolvimento (competência e compromisso para uma tarefa) é baixo ou variável (D1-D2: veja a explicação do SLII no diagrama ao lado). Portanto, esses colaboradores requerem investimento de tempo e liderança. Além disso, geralmente no começo, há um custo maior para a empresa em tempo, treinamento, equipamento e despesas relacionadas do que pode ser compensado durante os seus baixos níveis iniciais de produtividade.
À medida que esse profissionais vão se tornando mais capacitados e confiantes, eles se tornam mais produtivos e requerem menos investimento de tempo e dinheiro. Ao longo do tempo, com a liderança e o coaching apropriados, eles se tornam Realizadores Autossuficientes (D4) e o seu impacto nas finanças e na produtividade aumentam exponencialmente. É papel e responsabilidade do líder ajudar os seus subordinados a se desenvolver rápida e eficazmente através dos estágios de desenvolvimento. Todavia, a maior parte dos líderes não está equipada para lidar com essa tarefa.

SLII—A Chave para Acelerar o Processo de Desenvolvimento
A fim de maximizar a performance do funcionário, é fundamental que haja líderes capazes de apoiá-lo a se mover rapidamente pelos níveis de desenvolvimento para o auge de performance. O SLII é o ingrediente chave para o crescimento nos níveis de desenvolvimento e, consequentemente, na rentabilidade.

Sem a aplicação dos estilos apropriados de liderança, os funcionários podem ficar estagnados ou até mesmo regredir no seu desenvolvimento e performance. De acordo com pesquisas da Blanchard, grande parte dos líderes não são capazes de flexibilizar o seu estilo de liderança de acordo com a situação.
• 54% dos líderes geralmente usam um único estilo de liderança;
• 34% usam dois estilos de liderança;
• 11% usam três estilos de liderança;
• e somente 1% usa todos os quatro estilos de liderança.

Sendo o modelo de desenvolvimento de lideranças mais compreensivo e amplamente usado no mundo, o SLII oferece um método simples e prático para o desenvolvimento e gerenciamento eficiente de pessoas, tempo e recursos. O SLII apresenta o caminho para que líderes possam ajudar seus subordinados a se tornarem Realizadores Autossuficientes. O SLII também oferece uma estratégia para alinhar os objetivos individuais com as metas da empresa.
Visto que um mesmo indivíduo pode migrar pelos quatro níveis de desenvolvimento dependendo se é novo na tarefa que está desempenhando, ou se não tem familiaridade com a função; o líder precisa usar o estilo de liderança apropriado para maximizar a produtividade, aumentar o moral e gerar resultados a longo prazo.
Conforme a performance e os níveis de desenvolvimento forem crescendo, os indivíduos começarão a contribuir de forma mais direta e substancial para os resultados finais da empresa—essa contribuição aumenta exponencialmente à medida que mais funcionários alcancem o nível D4 (Realizador autossuficiente) em tarefas cruciais da empresa. O resultado é uma empresa na qual as pessoas se sentem empoderadas e, por conseguinte, mais dispostas a contribuir com suas ideias e energia.

• Nós estimamos que na maior parte das empresas sem uma estratégia sólida de desenvolvimento de liderança, somente metade dos funcionários são capazes de se desenvolver até o nível D3.
• As empresas com que trabalhamos com a estimativa de estarem no nível D3, a produtividade geral e o platô de performance é de, aproximadamente 60–65%.
• Em uma empresa, quando a maioria dos funcionários chega a D3 e D4, a produtividade é potencializada.
• Nós descobrimos que, após o treinamento de liderança ocorrer, a maior parte das empresas observa melhorias significativas no número de funcionários indo do nível 3 para o nível 4 em tarefas cruciais.
• Esses dados ilustram a grande margem de melhoria em performance e eficiência para entregar produtividade organizacional e a importância de lideranças sólidas para apoiar funcionários em desenvolvimento.

 

 

 

Compartilhar: