Os resultados que queremos alcançar podem ser afetados, positiva ou negativamente, de acordo com a nossa maneira de pensar. Esta “maneira de pensar” é chamada de mindset, e a ideia de que é possível obter sucesso por meio de um mindset adequado foi desenvolvida pela psicóloga norte-americana Carol S. Dweck.

Desenvolver seu mindset ajuda a melhorar seus resultados, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. Ter um mindset programado para determinados hábitos e comportamentos ajuda na adaptação diante de mudanças, na absorção de uma nova habilidade e até mesmo a alcançar aquele tão sonhado objetivo. Mas, na prática, o que é mindset?

A explicação para isso está neste artigo. Portanto, continue a leitura e prepare-se para uma grande transformação!

O que é mindset e qual sua importância?

O mindset pode ser definido como uma mentalidade ou programação mental. Isso significa que ele representa o montante de pensamentos, expectativas e crenças que armazenamos em nossa mente.

Esse conjunto, por sua vez, determina nossos sentimentos e também nosso comportamento diante de diversas situações. O mindset é, basicamente, a forma como sua mente está direcionada a pensar sobre algum tema e por isso é tão importante desenvolvê-lo e aprender a controlá-lo.

Ele abrange tudo o que acreditamos e desejamos e atua como forma de quebrar paradigmas e limitações para que essas metas sejam cumpridas. Assim, fica mais fácil encontrar ações lógicas para executar e alcançar os resultados que você deseja.

Quais são os tipos de mindset?

Existem dois tipos de mindset: o mindset fixo e o mindset de crescimento. Aqueles que exibem um mindset fixo costumam acreditar que têm habilidades inatas e constantes. Ou seja, eles entendem que têm níveis de moral, personalidade, inteligência e demais características preestabelecidas.

Se alcançarem sucesso em determinada atividade, essas pessoas acreditam que suas características se confirmam. Mas, caso algo não corra bem, elas encaram isso como uma demonstração de inferioridade.

O mindset de crescimento vai contra essa concepção. Ele entende que habilidades e capacidades podem ser desenvolvidas e melhoradas e que cada um de nós tem um potencial ainda desconhecido, mas que pode ser descoberto com muita paciência, esforço e determinação.

Isso não significa que pessoas com mindset de crescimento sejam superiores em algum sentido. Elas apenas acreditam realmente que são capazes e estão mais dispostas a irem além, o que fortalece a autoconfiança e contribui para aprender mais e melhor.

Como conhecer o seu mindset e desenvolvê-lo?

Um mindset fixo apresenta pensamentos como “não sou capaz” ou “ele é muito melhor do que eu”. Esses são seus pensamentos? Se sim, comece a imaginar quais são os reflexos disso em seu desempenho rotineiro e pense quantas vezes você se coloca à prova ao duvidar de si mesmo.

No mindset de crescimento, por outro lado, você sabe muito bem como você está, mas você também sabe que é possível mudar isso. Se você se considera bom em alguma coisa, você impõe que pode ser ainda melhor. Ou, se ainda não é, sabe que consegue mudar esse cenário.

É fundamental aprender gradualmente a substituir o mindset fixo pelo de crescimento. Com ele, você se sente mais motivado a enfrentar desafios e novas experiências. Estabeleça, então, um processo de meditação para ajudar a se concentrar nessa mudança e melhorar também a sua produtividade pessoal.

Diariamente, identifique e avalie seus pensamentos para saber o que você quer e no que você acredita. Readequá-los, caso necessário, é uma tarefa contínua, que requer disciplina e força de vontade. Mas, com o tempo, você perceberá o quanto a sua vida pode melhorar.

E então, você conseguiu entender o que é mindset? Diante das explicações daqui do texto, qual é o seu tipo? Como você programa seus pensamentos para realizar seus objetivos? Comente e participe do nosso blog!

Compartilhar: