A meditação é uma prática milenar capaz de trazer muitos benefícios para quem a adota. Além de ajudar a aliviar o estresse do dia a dia, ela contribui para que as pessoas consigam se conectar consigo mesmas de uma forma eficaz, além de ajudá-las a enxergarem os seus objetivos com mais clareza. 

Há quem acredite que é necessário estar só para conseguir se concentrar totalmente e meditar de uma forma mais plena. Entretanto, a prática da meditação pode ser um tanto desafiadora para quem está começando ou para quem tem dificuldades de encontrar tempo na rotina para se dedicar a ela.

Então, nesse contexto, a meditação em grupo é uma excelente forma de conectar pessoas e auxiliá-las a incorporar a prática no dia a dia com mais facilidade.

Neste post, vamos lhe mostrar que a meditação em grupo funciona e, principalmente, quais são as principais vantagens dessa prática. Confira! 

Construção de um bom hábito 

Uma das maiores barreiras para quem quer começar a meditar consistentemente é encontrar tempo e ter a disciplina de apenas parar e se livrar de todas as distrações ao seu redor. Sozinho, você pode encontrar mil desculpas e deixar a correria do dia a dia atrapalhar sua prática. 

Assim, a meditação em grupo ajuda você a criar o hábito e ter um compromisso com a prática. Consequentemente, estar em um grupo contribui para que você fique mais focado e motivado, quesitos mais do que necessários para alcançar um melhor desenvolvimento. 

Apoio dos companheiros 

É natural que a ansiedade e questionamentos do tipo “será que estou fazendo a coisa certa?” podem aparecer na sua mente e atrapalhar sua prática diária, fazendo com que você eventualmente desista dela. 

No entanto, você pode encontrar coragem e apoio para continuar quando está na companhia de outras pessoas que provavelmente estão passando pelos mesmos desafios. Compartilhar experiências, ansiedades e diferentes técnicas pode ser muito agregador e colaborar com o seu progresso e o de seus colegas. 

Ter outras pessoas ao seu redor, que dividem com você as mesmas intenções e objetivos e que podem oferecer um suporte quando você precisar, tem um valor inestimável.

Conexão com outras pessoas 

No dia a dia, passamos muito tempo isolados. Podemos ter a impressão de estarmos em constante comunicação, por conta das redes sociais, mas a vida tecnológica faz com que grande parte das pessoas tenha cada vez mais hábitos solitários. 

No entanto, nada substitui a interação presencial e física, o estar cara a cara com as pessoas e é por isso que meditar em grupo pode ser uma experiência incrível de conexão com outros indivíduos. 

Durante a meditação, a experiência de interação ocorre de forma um pouco diferente, já que as pessoas não dançam, cantam ou conversam durante a prática. Meditar em grupo é uma atividade mais profunda, em que todos estão juntos, em silêncio, mas conscientes um dos outros. É uma sensação única de fazer parte de algo maior, de uma comunidade de pessoas que compartilham princípios e ideais. 

Muitas vezes, há pessoas que já praticam a meditação e, por isso, quando esse processo ocorre em grupo, há sempre a possibilidade de troca e aprendizado entre aquelas que já conhecem a técnica e as quem ainda estão começando.

Estímulo ao pensamento do bem comum

Quem pratica a meditação sabe que, ao longo do processo, cresce uma sensação de paz e bem-estar. Mas não é só no âmbito individual que isso acontece, a empatia é um sentimento que costuma invadir as pessoas quando estão em meditação, visto que o processo purifica pensamentos negativos, sentimentos como raiva, rancor ou qualquer tipo de mágoa. 

Dessa forma, o pensamento entre as pessoas que compartilham uma sala de meditação é de bem comum, pois, ao ampliar a sua consciência, o estado meditativo torna as coisas mais claras. Isso permite que nos vejamos como seres coletivos, que precisam um do outro e de uma convivência pacífica. 

Melhorias para o ambiente de trabalho

Quando praticada em locais de trabalho, a meditação traz inúmeros benefícios, principalmente porque grande parte dos problemas que enfrentamos no ambiente laboral são de relacionamento interpessoal. 

Por isso, muitas empresas dos mais variados portes têm inserido na rotina de suas equipes períodos de meditação e Yoga, programando inclusive horários próprios para essa prática. Isso muda a configuração de trabalho por alguns instantes e conecta as pessoas de maneira pessoal e profunda. 

A Google também é uma das empresas que adotaram a meditação no ambiente de trabalho, tendo até mesmo uma espécie de guru próprio para guiar os funcionários.

Sendo, então, uma técnica comprovadamente eficaz e adotada por grandes nomes do mercado, percebe-se que os benefícios da meditação em grupo são convertidos em vantagens individuais, coletivas e também corporativas.

Aumento da performance de grupos e equipes

O que se percebe como outro benefício da meditação em grupo é o aumento de performance, tanto individual quanto em grupo. Isso deve-se ao fato de que grande parte daquilo que nos atrapalha, individualmente, relaciona-se a pensamentos limitantes. Além disso, há o ganho coletivo do aumento da cooperação entre as pessoas, que resulta em uma equipe mais produtiva. 

O que especialistas dizem a respeito da técnica aliada à produtividade é que há um limite de informações que o nosso cérebro é capaz de absorver e, ao longo do tempo, acumulamos muito “lixo mental”.

Com isso, quanto mais sobrecarregada estiver a nossa mente, mais dificuldade teremos de absorver novos conhecimentos, bem como de colocar a informação que aprendemos em prática. Ocorre, portanto, uma espécie de bloqueio. 

Para sermos produtivos, temos de buscar a atenção plena naquilo que estamos fazendo. Nesse sentido, a pausa para a meditação como purificadora do lixo mental, nos aproxima desse nível de atenção que precisamos para desempenharmos nossas atividades com foco e eficiência. 

Se você sempre pensou em começar, mas tinha algumas incertezas, considere fazer parte de um grupo de meditação. A meditação em grupo funciona e traz muitas vantagens que farão uma grande diferença na sua vida e na sua rotina. Experimente! 

Para ler mais conteúdos como este e ter um ponto de apoio em direção a novas práticas, assine nossa newsletter e abra espaço na sua mente para mais conhecimentos benéficos!

Compartilhar: