Mind like water” é um importante conceito do GTD (Getting Things Done), trazido por David Allen em seu livro “A Arte de Fazer Acontecer.

Afinal o que isso significa?

 

clara como água

 

Em uma análise rápida podemos concluir que mente “clara como água” seja algo oposto a uma “água turva”, escura, que não ofereça sua transparência característica. Associando a “nossa mente” chegaríamos à conclusão de que se trata de uma mente que não “enxerga” direito.

 

Só com esta associação de ideias já percebemos quão prejudicial pode ser nossa mente assim, confusa. Sem a capacidade de enxergar as pessoas e os acontecimentos com a clareza necessária para não tumultuar ainda mais qualquer problema.

 

tranquilidade

O fato é que esse conceito representa bem mais que isso.

Ele vem da vivência de David no Karatê onde foi instrutor. Neste universo a reação de uma mente estável e equilibrada assemelha-se a da água quando “algo” a atinge. Reage apenas o necessário e logo em seguida volta ao estado de tranquilidade.

Nem mais, nem menos, apenas o necessário.

 

 

Como podemos representar isso de maneira prática em nossa rotina diária?

Vamos olhar estas situações e lembrar como costumamos reagir nelas:


  1. O dia está terrível.

Nem sempre as coisas ocorrem como o previsto. Existem aqueles dias especiais em que tudo parece dar errado. Como nos comportamos normalmente nesta situação?

 

Permanecemos calmos e confiantes de que logo tudo se acalmará?

ou

Embarcamos no estresse a nossa volta e reagimos de acordo com ele?

 


  1. Ninguém reconhece nosso esforço.

Esta pode ser uma situação recorrente em sua vida.


Paramos para analisar atentamente se estamos entregando o que foi solicitado?

ou

Apenas mergulhamos na depressão achando que não somos bons o suficiente ou na raiva de acreditar que ninguém nos entende?



A mente pressionada por tantas responsabilidades simultâneas reage de maneira exagerada em muitas situações. Esta reação só aumenta os problemas. A sensação de incapacidade pode nos dominar ou nos jogar na cama doentes.

 

O GTD foca seu sistema em caminhos possíveis para evitar esse descontrole. Conduz seu usuário à uma visão ampla de sua vida, suas opções, escolhas e conquistas. Incentiva e desenvolve o poder de decisão com base em prioridades. Ao tomar as rédeas da situação sua mente se tranquiliza e reage de maneira proporcional a ocorrência. Nem mais, nem menos.

 

A Call Daniel desenvolveu um e-book para acompanhar você neste caminho. Descubra 16 caminhos para manter-se tranquilo e produtivo baixando o seu gratuitamente. Depois, pense na possibilidade de aprofundar seus conhecimentos na metodologia GTD ou de dar uma nova chance a ela em sua rotina.

 

Abraços,

Marcia.Sisi@CallDaniel.com.br

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.

{{cta(‘51705e8a-82ab-4fa8-9cc6-00e765d5642a’)}}

 

Imagem : vilamulher.com.br

Compartilhar: