Se você me disser que usa os finais de semana para tirar o atraso do trabalho ou apenas foge para o sofá de pernas para o ar, vou entender, a maioria faz isso mesmo.

casaisherois.jpg

Mas seria a melhor opção? Será que existe um tipo de final de semana que pode ser maravilhoso e ainda devolvê-lo a todo o vapor no trabalho da segunda? Afinal serão no mínimo 36 horas corridas disponíveis para você, longe da empresa. Bem aproveitadas, podem deixá-lo mais produtivo no trabalho durante a semana seguinte.


Vamos olhar em volta.

A autora Laura VanderKam em um de seus livros da série “O que as pessoas mais bem sucedidas fazem…” analisa casos reais, compara e tira suas conclusões sobre as melhores práticas. Já o Universia Brasil selecionou num artigo suas 10 recomendações para o final de semana e justifica como sendo atividades que não precisam ser feitas diariamente. Procurando mais fundo achei esta lista no PEGN. Algumas destas dicas podem realmente deixá-lo mais produtivo no trabalho.

 

Todos oferecem exemplos práticos como sugestões para um final de semana ser bem aproveitado sem devolvê-lo “quebrado” na segunda-feira. Não será por falta de ideias que você deixará o seu passar em branco. Mas o que tem de esplêndido ali? Algo especialmente escolhido para que consiga ser mais produtivo no trabalho.

 

Existe uma lista ideal? Sim.

Sinto informar-lhe que a lista ideal não está exatamente aqui, mas ela existe e você vai conseguir colocá-la em pratica porque a lista está dentro de você.

Onde? No seu dia-a-dia. Sua lista ideal para um final de semana esplêndido que o torna mais produtivo no trabalho durante toda a semana seguinte será identificada prestando atenção nos detalhes.

 

Pode parecer um paradoxo, mas proporcionar prazer a você mesmo é essencial a produtividade e as repostas já estão em suas mãos.

 

O segredo é simples. Fique atento.

Toda vez que algo o fizer sorrir e sentir-se de bem com a vida, anote. Pode ser um chazinho bem quente no meio do dia, um queijo com mel pela manhã. Quem sabe olhar a lista de suas grandes vitórias já conquistadas ou a de projetos por conquistar. Caminhar sem um rumo certo, sozinho ou bem acompanhado. Abraçar mais vezes as pessoas que ama ou reservar a hora da gincana e brincar com as crianças. Telefonar para antigos amigos ou conhecidos e reativar os laços. Ajudar alguém e sentir-se útil enquanto ser humano. Eu não sei o que você vai descobrir quando começar a prestar mais atenção em você mesmo.

 

Pode ser que precise aprender a meditar para descobrir essa lista, mas pode também acontecer de maneira muito natural, bem mais simples do que imagina. Fique atento e anote. Esta será sua melhor lista para um final de semana esplêndido que o deixará mais produtivo ainda no trabalho.

 

Dedicar 5 minutos por dia para planejar o final de semana costuma ser empolgante e a empolgação ativa você para ser mais produtivo ainda. Dizem que metade do prazer está na antecipação dele, nos momentos que usa para imaginar quão prazeroso algo pode ser.

 

Suas soluções particulares e sugestões são bem vindas. Comente aqui o que vem descobrindo sobre isso.

Compartilhe conosco e estará servindo de inspiração para muitas pessoas conseguirem ser mais produtivas no trabalho e satisfeitas nos finais de semana.

 

Obrigada.

Abraços,

+ Produtividade  – Estresse
[email protected]
Especialista em Gestão do tempo e Produtividade

imagem: blog.methodus.com.br

 

 

Compartilhar: