Certamente você está cansado de ouvir que comer bem é fundamental para se ter uma vida saudável. Mas você sabia que a alimentação também está relacionada à produtividade no trabalho? Isso se deve ao fato de que uma nutrição balanceada não ajuda apenas no controle de peso, mas também aumenta a concentração, atenção, capacidade de raciocínio e consequentemente, afeta o rendimento das tarefas diárias.

 

“Você é o que você come”

Este velho ditado não se aplica apenas a alimentação, ele é válido também para tudo o que você ingere, incluindo líquidos. Tudo o que você consome afeta o modo como seu corpo funciona e como ele se comporta. Pensando nisso, falaremos hoje sobre a relação entre produtividade e alimentação. Continue a ler a matéria e saiba mais como melhorar sua dieta e aumentar seu rendimento diário. 

 

Alimentação e produtividade no trabalho

Pessoas que se alimentam de forma insuficiente e irregular estão mais propensas a sentirem insônia, fadiga, redução da energia mental e dificuldade na execução de tarefas simples de forma eficaz. Outro efeito preocupante é a alteração de humor, um fator diretamente relacionado à redução de produtividade no trabalho. 

A má alimentação, a longo prazo, predispõe o trabalhador a vivenciar momentos de irritabilidade, ansiedade e até depressão; afetando de forma negativa a sua saúde e, consequentemente, o seu rendimento. Em situações mais graves, pode ser extremamente difícil até mesmo levantar da cama pela manhã.

 

Água e sua relação com a produtividade

A desidratação é um estado caracterizado pela redução da água corporal. Esta condição pode ocorrer quando não há a ingestão da quantidade adequada de água, em situações de perda dela ou na união dos dois fatores apresentados. Dores de cabeça, sede, sonolência, tonturas, fraqueza, cansaço e o aumento da frequência cardíaca também podem estar associados aos casos de desidratação leve. 

 

Práticas para melhorar a nutrição e sua produtividade

Separamos algumas dicas para compartilhar com vocês que vão melhorar a sua saúde, prevenir resultados negativos e, principalmente, aumentar a sua produtividade.

 

1 – Tome um café da manhã reforçado. 

Não é de hoje que a primeira refeição do dia é considerada a mais importante. É ela que nos dá a energia necessária para encarar as obrigações diárias.

 

2 – Faça pausas para se alimentar durante a manhã e à tarde. 

A prática quebra a intensa rotina de trabalho e auxilia a recarregar a energia mental.

 

3 – Opte por comer alimentos leves na hora do almoço. 

Hábitos alimentares ruins provocam sono e reduzem a produtividade no período da tarde. 

 

4 – Beba bastante água, pelo menos dois litros por dia. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda beber em média de 2,5 a 3 litros de água por dia. Deixe uma garrafa de água próximo a sua mesa de trabalho, desta forma ficará mais fácil criar este hábito.

 

Mas lembre-se que é sempre aconselhável procurar um médico para saber o que é melhor para o seu organismo e sua rotina. Além de cuidar do seu corpo, coloque em prática os fundamentos do GTD® e potencialize a sua produtividade de forma integral. Saiba mais sobre o método aqui.

Compartilhar: