Sabe aquela dúvida que bate de vez em quando, sobre se deveríamos ou não estar fazendo determinada tarefa? Ela é bem comum quando estamos com algum problema de priorização ou revisão. Entenda melhor a questão nesta interação do “Pergunte ao Daniel e sua equipe“.

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Usuário GTD

Eu conheci o GTD assim:
Pesquisando por conta própria. Porém, o que motivou a busca por um método organizacional foi a necessidade de diminuir o estresse, principalmente em momentos decisivos de conclusão de relatórios analíticos extensos, e a necessidade de cumprir os prazos.

Título da dúvida:
Escolha das tarefas a serem executadas

Detalhamento da dúvida:
Já aplico a metodologia GTD há cerca 3 anos (a contar desde os primeiros passos). Acredito que as etapas de coleta, processamento, organização estão evoluindo e considero boas atualmente. No entanto, algo está me incomodando em relação à escolha das tarefas a executar no início de cada dia. A agenda está OK e a consulto antes de tudo. Mas quando parto para ver minhas tarefas, não sei bem por onde começar. Recentemente, consegui transferir todas as minhas listas de tarefas do papel para o evernote, seguindo a organização das pastas que foi apresentada no curso de um dia da Call Daniel. Ótima esta evolução, tenho percebido que ganhei um razoável tempo deixando a caneta e papel apenas para notas de entrada e rabiscos em geral. Agora, como escolher as tarefas? Primeiramente por contexto, Ok! Porém, quando estou em frente ao computador, estou com uma sensação de que algo mais importante deveria estar sendo feito antes e bate aquela sensação de “cabeça cheia”; estou com dificuldades de como aplicar na prática a sequência de critérios do que fazer “no momento” (contexto, tempo, energia, prioridade). Agradeço se puderem dar alguma luz. Obrigada.

 

Resposta Call Daniel

 

Bom falar com você!

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É possível perceber, por seu comentário, que já caminhou bastante no GTD, meus parabéns. Sua sensação de que “algo deveria estar sendo feito antes” provavelmente está relacionada com alguma dúvida ou desajuste de priorização ou revisão. Se todos os compromissos com data estão no calendário, você tem feito revisões regulares focadas e tem começado a trabalhar nos itens de maior prioridade, não deveria estar desconfortável com suas escolhas e ações.

Minha sugestão aqui é que converse com seu superior imediato (caso exista um) para que definam juntos as prioridades. Na impossibilidade disso, o caminho é revisar sozinho estas prioridades para conquistar a tranquilidade de saber que está fazendo exatamente o que deveria fazer e reforçar a confiança de que decididamente não deveria estar fazendo outra coisa.

 

Considerando que “prioridades” seja a questão maior, vou recomendar estes artigos:

Caso definitivamente não seja este o caso, por favor, remeta-me novamente Ok? Conte com nosso apoio sempre que precisar. Parabéns pelo interesse e obrigada por escrever. 

Abraços,

[email protected]
Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.

 

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Imagem: vestibular.uol.com.br

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