No ano passado, eu tive uma experiência extraordinária entregando o curso GTD Nível 1 Fundamentos para um grupo de deficientes visuais em São Paulo e gostaria de compartilhar alguns pontos com vocês.

Markiano

O treinamento ocorreu na sede da ADEVA (Associação de Deficientes Visuais e Amigos), uma ONG (Organização Não Governamental)  que oferece cursos para deficientes visuais e ministrei em conjunto com Carol Bernini, também instrutora da Call Daniel e certificada no nível 1 do GTD.

Não é incomum a presença de participantes deficientes visuais ou auditivos em nossas turmas GTD. Mas uma turma completa foi a primeira vez (pelo menos para mim e para a Carol).

A primeira coisa que chamou a nossa atenção foi como os participantes se mostraram independentes. Usando computadores com leitores de tela e fones de ouvido, eles conseguiam fazer quase tudo que nós (não cegos) fazemos.

Outra coisa que nos cativou foi como os participantes estavam engajados no curso, participando ativamente de todas as atividades.

No final da primeira parte do treinamento, um dos participantes (o presidente da ADEVA) fez uma pequena demonstração de como usa o reglete, uma ferramenta especial para capturar no papel (em Braile). “Incrível, tenho que mostrar isso para outras pessoas”, pensei. O link abaixo mostra uma rápida entrevista em que tive a oportunidade de fazer com ele. Espero que apreciem:

Entrevista em português:

 

 

Entrevista em inglês:

 

 

Compartilhar: