Leo Babauta é um faixa preta em produtividade que costuma nos presentear com vários insights. Esta é mais uma oportunidade para refletirmos sobre os problemas que nos atropelam diariamente e nossa solução pessoal para eles.

 

 3000 obstaculos resized 600

Foi a fim de captar o essencial para ser produtivo e organizado e procurar manter as coisas no formato mais simples possível, que o Leo desenvolveu o seu próprio sistema de produtividade: ZTD.

 

Nesta tradução/interpretação livre de seu artigo “Soluções para obstáculos“, podemos aproveitar muitas ideias interessantes.
Então vamos conhecê-las:

 

Esta lista não está completa, são apenas algumas idéias para você pensar:

 

Distrações online

 
Este é um grande problema para mim. Eu posso ir para os meus sites favoritos online (apenas para uma verificação rápida) e me perder por lá uma ou duas horas. As vezes até mais, se eu bater em algo que realmente me fascina. O que tem funcionado bem para mim: para superar isso eu tento lembrar-me de fazer uma pausa … e muitas vezes me levantar para caminhar ao redor. Assim percebo que mais uma vez comecei e me perdi. Então volto, fecho todas as janelas e deixo apenas uma coisa na minha frente. Em seguida tento ficar só com isso até terminar. Não é toda vez que consigo ser bem sucedido, mas sempre que me lembro de fazer isso, funciona muito bem.

 

Sentir-se oprimido

 

Se você tem um volume muito grande de tarefas para concluir elas podem fazer com que se sinta impotente. Será que é possível fazer tudo isso? Então, não precisamos nem começar já que a derrota é certa. Não posso fazer tudo isso mesmo… pelo menos, não agora. O que tem funcionado bem para mim: escolho fazer uma coisa importante e simples primeiro e terminá-la. Quando me sinto sobrecarregado faço uma lista de 1-3 coisas que eu considero prioridade e preciso fazer primeiro. Sim, às vezes a lista fica com apenas uma coisa, porque isso me ajuda na concentração e alivia a sobrecarga.

 

Pilha montanhosa de emails e aumentando

 

Quando minha caixa de entrada de e-mails parece lotada a sensação é esmagadora. O que tem funcionado bem para mim:  eu seleciono o que adiar para não me ​​preocupar com isso agora. Então eu vou lidar com o que entendi como prioritário, e deixo todos os demais para resolver mais tarde. Assim que termino, fecho o programa de e-mails e começo a trabalhar em uma tarefa mais importante.

 

Sentindo-se indeciso

 

O que você faz quando tem tantas coisas que não consegue descobrir exatamente o que deve fazer? Muitas vezes, isso nos leva a não fazer nada. Eu já sei que não decidir leva à estagnação e não gosto de perceber que o que me segurou estagnado foi o medo. Mas aprendi que este é apenas o medo de não saber a decisão perfeita, porque não sabemos o que o futuro trará. É melhor mudar de emprego ou manter este? É melhor trabalhar neste projeto ou naquele? É impossível saber, porque o futuro é incerto. O que tem funcionado bem para mim:  eu tento apenas escolher um item da lista, com base em qualquer informação que eu tenha (geralmente uma decisão instintiva) e ajo. É melhor trabalhar em algo não tão importante do que parar totalmente por causa do medo e da incerteza.

 

Energia baixa

 

Este é um problema enorme, maior do que a maioria das pessoas atribui. Quando dormimos pouco, por exemplo, ficamos com pouca energia e simplesmente não sentimos vontade de trabalhar em coisa alguma. Parece que o tempo não passa. O que tem funcionado bem para mim:  ou eu me dou uma pausa, e depois deito mais cedo nos dias seguintes para conseguir boas noites de sono … ou lavo o rosto e enfrento. Só porque a gente não tem vontade de fazer algo difícil, não significa que podemos ignorá-lo.

 

Falta de disciplina

Este sintoma é geralmente o resultado da energia baixa ou alta demais (não queremos parar para concentrar em algo específico). Você diz a si mesmo que vai fazer tal coisa, mas, em seguida não faz. O que tem funcionado bem para mim:  eu me perdôo por ser bagunceiro e tento estar mais consciente sobre o que está acontecendo. Estou cansado? Muito agitado? Sem inspiração para este projeto? Em vez de reclamar de minha falta de disciplina começo a trabalhar e pronto.

 

Alternância de tarefas

 

Mais uma vez, estar em modo agitado significa que você está fazendo muitas pequenas tarefas ao mesmo tempo, constantemente alternando entre aplicativos e abas em seu navegador web.  O que tem funcionado bem para mim:  vou fazer uma pausa e, em seguida, com tudo mais claro reoriento a mim mesmo e as minhas ações. Eu tento me concentrar em apenas uma coisa pelo máximo tempo que puder. Nem sempre sou bem sucedido.

 

Realizando pequenos feitos

 

Nos sentimos bem produtivos quando estamos cuidando de alguns lotes de pequenas tarefas (e-mails, telefonemas, recados, pequenas tarefas administrativas, papelada), mas enquanto isso o que realmente precisa ser feito continua aguardando por nós. Estamos evitando as coisas importantes, e ainda assim nos sentimos produtivos porque estamos ocupados. O que tem funcionado bem para mim:  eu caio nessa armadilha com muita frequência e quando me pego fazendo isso, paro e me pergunto qual a tarefa mais importante do dia. Às vezes não consigo escolher entre grandes tarefas, mas não importa. Eu só preciso pegar uma primeiro.

 

Algumas tarefas parecem maiores que nós

 

Já que é muito complicado, nem vou começar. A solução, claro, é a dividir em tarefas menores, mas raramente eu sigo este conselho. O que tem funcionado bem para mim: concentro toda a minha energia em começar. Tudo o que tenho que fazer é escrever as primeiras palavras. Uma vez que eu faça isso vou me energizando pouco a pouco para os próximos passos. Uma mordida de cada vez.

 

Estamos com medo, vamos falhar

 

Quem não tem esse problema? Algumas vezes não nos sentimos competentes para determinadas tarefas, é confuso, parece que vamos constranger a nós mesmos realizando algo que não temos completo dominio. E isso é compreensível quando estamos fazendo algo que normalmente não está em nossa rotina. O que tem funcionado bem para mim: Eu me lembro que me deixar ser controlado pelo medo não é a maneira que escolhi viver. Me lembro que o fracasso, na verdade, não é o pior resultado – muito menos tentar é uma escolha pior. Por quê? Porque se você tentar algo e falhar, aprendeu alguma coisa, você adquiriu um pouco de prática e da próxima vez vai ser mais fácil. Você está com mais prática do que antes. Mas se você não tentar, por medo, não aprenderá nada novo. Em vez disso, acredite que o valor de fazer é muito maior do que estagnar e não fazer nada.

 

Quais obstáculos estão surgindo em seu caminho? Como você está lidando com eles? É possível melhorar? Deixe seus comentários.

 

 

Abraços

Marcia Sisi

imagem: datuopinion.com

tradução/adaptação: Zen Habits

Compartilhar: