Você tem se sentido agitado? Como se a respiração não completasse e não fosse capaz de se concentrar em nada? Talvez este seja um sinal de que a sua mente anda sobrecarregada. 

Esse transtorno é também conhecido como Síndrome do Pensamento Acelerado. Ele costuma atingir 80% das pessoas, de diferentes idades, principalmente aquelas que trabalham em funções em que é necessário extrema atenção e o cumprimento de metas e prazos.

Se identificou com esse cenário? Quer melhorar o foco e se ver livre da mente sobrecarrega? Então, este post é para você! Nele, mostraremos como a meditação pode ser a solução para esse problema. Confira:

Meditar ajuda a melhorar o foco

Estamos cada vez mais imersos em uma rotina agitada e com o cérebro sendo estimulado a todo instante. Nos dividimos entre as tarefas da casa e do trabalho, acessamos as redes sociais ou e-mail no celular enquanto assistimos TV ou a alguma série no notebook em um dispositivo móvel.

Por conta disso, é comum já acordar se sentindo cansado e percebendo os efeitos desses estímulos na hora em que é preciso desenvolver as atividades no trabalho. Além de a falta de foco e concentração aumentarem ainda mais quando sente-se a pressão para bater metas e alcançar objetivos. Esse quadro, por sinal, pode até mesmo se agravar, sendo necessário que o funcionário seja afastado por causa do estresse.

Uma solução comprovada cientificamente e que pode ajudá-lo a aumentar a motivação, produtividade e humor é a meditação. Algumas pesquisas, por sinal, apontaram que ela é capaz de influenciar no processamento mais rápido do cérebro, na redução da ansiedade, contribui para diminuir as chances de doenças cardíacas, etc.

Dicas para meditar

Saiba que todo lugar pode se transformar no ambiente ideal para a meditação, seja no trânsito, no trabalho ou na fila do banco, por exemplo. Muitas vezes, o que estava faltando para que você retomasse a atenção era uma respiração gentil e focada, que tornará possível diminuir a ansiedade no ambiente de trabalho. Basta repetir este processo cerca de três vezes, de olhos fechados e maneira concentrada, para que ele se mostre realmente eficaz.

De acordo com uma pesquisa realizada em Harvard Medical School, a respiração quando é feita da forma adequada, ou seja, com o oxigênio chegando a todas as regiões de maneira completa, isso contribui para manter a atividade cognitiva preservada. Por conta disso, o cérebro que antes estava agitado e com a mente sobrecarregada, passa a atuar de maneira normal novamente.

Agora, para que você usufrua de maneira completa de todos os benefícios que a meditação pode proporcionar, é ideal que você torne esta prática um hábito. Escolha um local agradável e confortável para que a experiência se torne ainda mais positiva. 

Alguns passos básicos: 

  • Sente-se em uma cadeira ou almofada confortável, e com a postura ereta;

  • Determine um motivo para que você esteja meditando. Ele será a sua motivação para continuar firme nessa caminhada;

  • Lembre-se de que apenas uma respiração gentil já será suficiente para que você sinta os benefícios da meditação. Feche os olhos e permaneça durante o tempo estabelecido focado no movimento da sua respiração.

  • Não se sinta chateado ou com raiva se tiver qualquer tipo de distração. Isso é normal e comum. O ideal é que, assim que você perceber, retome a prática de onde parou;

  • Para que você não desista, comece aos poucos. Que tal começar com dois minutos diários e ir aumentando progressivamente? Aqui listamos alguns materiais de apoio que podem auxiliá-lo nessa jornada.

Ficou interessado em como a meditação pode ajudá-lo a melhorar o foco? Entre em contato com a Call Daniel e conheça melhor todos os benefícios dessa prática e como ela pode mudar a sua vida!

Compartilhar: