Esta é a reflexão da semana do David Allen, traduzida livremente por Thais Godinho do livro “Ready for anything”…

O que quer que exista na nossa vida que esteja em um lugar onde não é seu lugar permanente significa que devemos tomar alguma providência. E o que precisa acontecer para seguirmos adiante não é necessariamente evidente só porque o e-mail, a carta, a ideia ou a situação estão ali. Nós precisamos pensar. Não muito! – mas o suficiente para decidir qual é a próxima ação requerida para dar o pontapé inicial nesse processo rumo à sua conclusão. Muitas vezes nós adiamos esse pensamento, até que a pressão caia sobre nós e finalmente tenhamos que lidar com aquilo de qualquer maneira. Um raciocínio mínimo requerido sobre as nossas coisas não demanda tanto tempo e esforço assim (normalmente coisa de 15 segundos), mas demanda tempo e esforço.

 
readyFORanything.jpg 

Veja só: a produtividade não é algo que acontece por si só. Existem três coisas que precisam acontecer – três comportamentos – que precisam se tornar hábitos automáticos em nosso trabalho e, até que eles se tornem assim, é necessário que a gente se discipline para fazer as coisas acontecerem.

Nós precisamos: 

  1. Tomar decisões sobre as coisas que nós estamos fazendo e definir quais são as próximas ações requeridas para efetivamente fazer essas coisas (o que “fazer” se parece?). As coisas podem até mesmo não parecer acionáveis até que a gente pense em um resultado desejado e, ao pensar nele, podemos definir qual é a o primeiro passo necessário para mover a situação adiante. Coisas em listas e e-mails em excesso mais repelem que nos atraem a pensar nesse tipo de coisa, por isso a gente precisa saber qual a nossa intenção final sobre cada uma daquelas coisas e qual a próxima ação – seja dar um telefonema, rascunhar uma proposta, conversar com alguém ou outra qualquer.
  2. Escrever todos esses resultados e ações, se nós não formos fazê-los naquele momento que estamos pensando neles. Suponhamos que você decida fazer uma coisa e “arquive” isso em sua memória RAM (sua mente). Você corre o sério risco de perder de vista a oportunidade de aproveitar essa ideia, criando uma falha instantânea e estresse desnecessário. Hà uma parte da gente que pensa que deveria estar fazendo todas aquelas coisas armazenadas na mente agora mesmo! Para tudo e volta para o escritório para trabalhar! Não é assim que a mente funciona? Ela não tem separação – está tudo dentro da mesma “cumbuca”.
  3. Olhar os lembretes quando nós podemos efetivamente movê-los adiante. Mesmo que agora seja óbvio para você que é necessário enviar um determinado e-mail, se você não olhar para essa lista quando você estiver online e efetivamente puder enviar este e todos os outros e-mails que poderia enviar naquele momento, você perde a oportunidade de mover um montão de coisas adiante. Quando você está em um certo contexto, para ser mais eficiente, você precisa ver todas as coisas que podem ser feitas naquele contexto em que você está, para então podr escolher a melhor opção.
Esses três comportamentos combinados são um conjunto de habilidades master para o trabalho do conhecimento. Esse não é o tipo de conhecimento que a gente aprende na escola, infelizmente. Também não é o conhecimento que nossos pais puderam nos passar, porque o próprio mundo que eles enfrentaram era um mundo diferente. Se você espera hoje poder trabalhar no mesmo trabalho que seus pais tiveram há 15 ou 30 anos você vai continuar esperando por um mundo retrô que não existe. Você vai enfrentar um estresse diário que nunca vai melhorar. Nós precisamos empreender nossa força mental enfrentando aquilo que está em nossa frente, sabendo o que é, exatamente, e transformando aquilo, esclarecendo, sabendo de que modo aquilo pode ser despachado.
 

Por sinal…

 

– Que questão está ocupando espaço na sua memória RAM nesse momento? Qual sua próxima ação nessa questão e onde ela precisa acontecer (em que contexto)? Onde você pode colocar um lembrete dessa ação? (Sinceramente, quanto tempo levou esse processo?)

– O que você pode ver em seu ambiente imediato que não pertence a esse lugar de maneira permanente? Que raciocínio é requerido para saber o que fazer com esse negócio?

 

Boa semana.

Compartilhar: