Estamos continuando o envio das 52 reflexões semanais do David Allen, traduzidas livremente do seu segundo livro, “Ready for anything”, onde ele traz textos para aprofundamento no GTD. Nossa querida Thais Godinho teve a brilhante ideia de compartilhar com o time da Call Daniel e nós estamos tomando a liberdade de enviar a cada semana para todos os assinantes do Blog “Dicas Call Daniel”.
 
Alguma coisa vai dar um “bug” em você até você esclarecer o que pretende fazer com ela (resultado desejado) e decidir como movê-la adiante (próxima ação). Quando você faz isso e coloca lembretes em lugares onde a sua mente sabe que você verá essa opção quando precisar e/ou quiser, você confia no seu sistema. Decidir o que “feito” significa e com que “fazer” se parece são comportamentos essenciais para desenvolver uma estrutura que promova facilmente a sua implementação.
 
readyFORanything.jpg 

A verdade é que, durante muitos anos (e ainda hoje em dia), as pessoas se gabavam de poder ter tudo em sua mente e ainda buscavam maneiras de melhorar a sua memória. Mas mesmo hoje em dia, quando as pessoas dizem saber que a mente não é o lugar mais confiável de se manter qualquer coisa, elas ainda deixam metade da sua vida lá. Um monte de “eu deveria fazer isso”, “poderia fazer aquilo”, “preciso fazer”, “quero” que estão inacabados e geram estresse mental porque não foram capturados e processados adequadamente. “Preciso de leite” e “Não sei se compro ou não a companhia” ocupam o mesmo espaço físico dentro da nossa memória RAM mental.

 

A solução é simples: escreva. Olhe para o que escreveu. Faça o que precisa ser feito ou diga a si mesmo: “agora não”. E confie que você poderá ver essa opção de novo sempre que quiser ou precisar reacessá-la. Dê a seu sistema a chance de ser melhor do que a sua mente, e assim sua mente conseguirá se libertar para trabalhar em coisas maiores e melhores.

 

O David sabe que essa é uma grande mudança para os adultos. Ele diz que mesmo as pessoas mais engajadas e que pegam a metolodogia de cara costumam demorar entre 1 e 2 anos para implementar totalmente. Quando as pessoas começam a praticar o GTD, de modo geral, elas experimentam um pico de energia e um estado de relaxamento que não sentiam antes, mas a grande verdade é que, apenas quando você tiver as últimas duas horas da sua vida não capturadas, você vai sentir que está realmente no controle. E isso leva um tempo.

Ele diz ter uma visão para daqui a 20 anos de ver as crianças de 12 anos ao redor do mundo dizendo algo como: “Por que você mantém as coisas na sua mente? Esse é o jeito mais arcaico de se fazer!”. Elas já vão saber como aproveitar melhor sua energia. Vamos ajudá-la a chegar lá.

 

Por sinal…

  • Que coisas inacabadas estão realmente fora da sua mente? Como você consegui fazer isso?
  • O que ainda está na sua mente?
  • O que mais você gostaria de parar de pensar e se preocupar a respeito?

Boa semana!

Compartilhar: