Mapas mentais são representações gráficas utilizadas para apoiar seus pensamentos em torno de um tema ou conjunto de temas específicos. Não existem restrições, sua imaginação é o limite. Desde simples listas de tarefas até o gerenciamento de um grande projeto, qualquer pensamento pode ser beneficiado por um mapa mental.

O principal objetivo em construir uma representação gráfica de algo é a simplicidade em visualizar os pontos chaves, suas dependências, ramificações e até perceber erros de lógica que algum processo possa conter. Mas este recurso tem servido também para facilitar a memorização de conteúdos de todo tipo.

Você pode usar para seus estudos, reuniões, brainstorm de projetos. Tudo que vai precisar é digitar as palavras ou frases relacionadas, podendo incluir até imagens, em alguns aplicativos. Automaticamente o mapa vai criando as ligações entre os conteúdos. Vamos imaginar que você precisa entender o fluxo de trabalho em sua empresa, quem sabe buscando gargalos ou possibilidades de expansão. Ou quer definir seu dia em 3 blocos para distribuir suas ações entre eles. Quem sabe criar um mapa mental apenas para entender e memorizar algum conceito ou combinar um churrasco com sua equipe.

A maioria das ferramentas para criar os mapas está em inglês, algumas já encontramos parcial ou totalmente traduzidas para o português. No geral possuem versões pagas e gratuitas com diferentes restrições. Claro que todas estão sempre melhorando, aumentando seus recursos e se reinventando o tempo todo. Desta forma, se você já tentou usar no passado e não se adaptou, dê uma segunda chance para os mapas mentais. Quem usa garante que não vive mais sem.

Todas as plataformas de mapas mentais oferecem ajuda e tutoriais para iniciantes. Resista a tentação de mergulhar em seus primeiros mapas sem espiar os vídeos introdutórios da ferramenta. Eu garanto que sua experiência pode ser muito melhor depois de saber no mínimo o básico dos recursos.

Mas, atenção, se não estiver usando os tutoriais oficiais da ferramenta, certifique-se de que é algo novo (pelo menos do mesmo trimestre da data de sua consulta). Tudo muda muito rápido em ambiente virtual e tutoriais antigos só vão confundir você.

Eis uma pequena lista de opções:

Coggle: ferramenta de criação de mapas mentais muito top. Por mais que pareça ser super simples, ela é muito poderosa, afinal você pode criar limitados mapas mentais através dele, além de poder compartilhar para que mais pessoas também editar junto com você.

Venngage: crie mapas mentais e compartilhe-os com por meio de um link privado, email ou pelas redes sociais. Além disso, faça o download e escolha entre os diversos formatos oferecidos: PDF, PNG ou Power Point.

MindMeister: é muito parecido com o FreeMind (um dos mais antigos e famosos) mas diferente dele, funciona online, sem a necessidade de download. Além disso é o mais bem traduzido até agora.

Mindomo: combina a simplicidade com recursos mais avançados como inclusão de áudio e vídeo.

RealTimeBoard: possui opções de compartilhamento e interação com o facebook. Veja mais alguns exemplos de mapas.

SpiderScribe: reúne os recursos dos anteriores conservando a leveza dos primeiros.

Esse eu criei para visualizar melhor a semântica do GTD.

Caso não se adapte as ferramentas típicas para criação de mapas mentais, recomendo o Canva. Ele é um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente online (não é necessário baixar nenhum programa). Criado há 5 anos, já conta com 15 milhões de usuários em 190 países. Para se ter uma ideia, 20 designs são criados a cada segundo com esta ferramenta!  Nele você poderá criar mapas mentais mais flexíveis em relação as ferramentas tradicionais. 

Então, ficou animado? Envie os seus para compartilhar conosco.

Abraços,

 

Em tempo vale citar:

Mapa mental, ou mapa da mente é o nome dado para um tipo de diagrama, sistematizado pelo inglês Tony Buzan, voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado; na criação de manuais, livros e palestras; como ferramenta de brainstorming (tempestade de ideias); e no auxílio da gestão estratégica de uma empresa ou negócio.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Compartilhar: