Usar bem nosso tempo e energia disponíveis é uma arte a ser exercitada e aprendida. Onde estão seus desperdícios?

 

lindo caminho florido evolua resized 600

 

O mundo parece estar cada vez mais rápido. Você já tentou fazer uma retrospectiva, por escrito, de tudo que fez ontem? Tente, mas não desista de primeira. Se você olhar para esta lista 10 vezes, depois de feita, certamente lembrará de algo que ainda não colocou nela mas que efetivamente aconteceu ontem.

 

Este exercício é ótimo para percebermos o quão desatento estamos caminhando. Seja bem detalhista nela: acordei as 6 com o despertador, levantei e fui diretamente para a cozinha beber um copo de água e então ouvi o cachorro da vizinha latir…

 

Toda vez que revisar esta sua lista vai achar algo do tipo: “nossa, mas eu fiz tal coisa antes daquela outra, tinha me esquecido”.

 

Depois de conseguir perceber melhor o que anda fazendo com suas 24 horas diárias, chegou o momento de escolher conscientemente o que prefere. Com uma boa seleção, treino e disciplina, você vai economizar muitos minutos gastos com frivolidades.

 

  1. Busque reduzir sua irritação até o marco zero.

    • Mantenha a calma, não importa se a situação é séria ou uma bobagem. Seu envolvimento emocional só vai atrasar a solução.
       

  2. Conte até 10.

    • Este pequeno tempo contando vai baixar sua adrenalina e poderá olhar a mesma coisa com outros olhos.
       

  3. Pense duas vezes antes de falar.

    • Uma vez proferida, a palavra pode cortar e deixar cicatrizes para todo o sempre. Melhor calar por uns instantes do que falar e se arrepender depois.
       

  4. Pare de espalhar papeizinhos.

    • Se você anotou é porque tem importância. Mantenha suas anotações em um só local, seguro, para poder revisar e recuperá-las depois.
       

  5. Organize suas anotações.

    • Qualquer coisa guardada que não se possa localizar quando preciso, não está guardada, está perdida.
       

  6. Restrinja seu tempo conectado a internet ou aos eletrônicos.

    • Até ontem você vivia sem eles, nada impede que especifique um tempo determinado para este aspecto de sua vida. Reserve espaço para tudo o mais que sua existência engloba.
       

  7. Analise de novo sua rotina.

    • Provavelmente existem tarefas muito chatas que estão sendo feitas diariamente, mas podem ser feitas apenas uma vez por semana, sem grandes prejuízos.
       

  8. Você não nasceu com um smartphone.

    • Não precisa leva-lo ao banheiro nem sair correndo toda vez que ele toca. Respeite sua própria privacidade.
       

  9. Não sofra com os problemas.

    • Se existe um problema, existe uma solução. Se não existe uma solução, não é um problema. Resolva ou resigne-se.
       

  10. “Pré ocupar-se” é ocupar-se do que ainda não existe.

    • Planejar sua vida é válido, mas ficar imaginando catástrofes só vai desperdiçar tempo e aumentar a possibilidade delas acontecerem.
       

  11. O que os outros pensam é um problema deles.

    • Peça e ouça conselhos com atenção, principalmente de pessoas que você confia. Mas não desperdice energia tentando mudar a si mesmo para ser como os outros acham certo. Muito menos tentando fazer com que os outros gostem, aceitem ou usem as suas “receitas”.
       

  12. Respeite suas horas de sono.

    • Um dia do mês acordado durante toda a madrugada vai ter seu preço, mas várias vezes na semana será insustentável para sua saúde.
       

  13. Valorize o toque.

    • Os astros de Hollywood são mesmo maravilhosos, mas nada será melhor que alguém que está ao seu alcance. Olhe novamente ao seu redor e perceba que não está sozinho. A maioria das pessoas recupera a própria força a partir de um simples sorriso ou abraço amigo.
       

  14. Não adie.

    • Procrastinar é uma mania em sua vida? Experimente apenas fazer, na hora. Você pode descobrir que é maravilhosa esta sensação de liberdade. Você tem este poder. Use a seu favor!
       

  15. Tem gosto para tudo no mundo.

    • Não importa quão maravilhoso ou horrível possa ser. Sua metade da laranja está enlouquecida tentando achar você. Levante mais os olhos e enxergue com o coração. Não desperdice seu amor com quem não o deseja.
       

  16. Apenas ignore.

    • Nem sempre é possível fazer isso, tem aquela pessoa chata que está ao seu lado e não pode ser ignorada. Mas para todos os outros assuntos possíveis, faça vista grossa. Não vale o esforço. Escolhas melhor as batalhas que valem a pena ser lutadas.
       

  17. Recordar é preciso.

    • O registro fotográfico de sua vida será bem interessante daqui a alguns anos. Só não esqueça de viver sua vida também ou não terá o que registrar. Além disso, nem todos precisam ficar sabendo de tudo em suas redes sociais.
       

  18. Aprenda com os sábios.

    • “…Sentir raiva é beber o próprio veneno esperando que o outro morra…” atribuído a Buda, William Shakespeare, Albert Einstein, entre outros autores. A internet tem muito conteúdo inútil, mas atualmente é a nossa maior fonte de informações. Pesquise melhor e terá acesso aos maiores sábios de toda a história, sem gastar um centavo nisso.
       

  19. Tem quem adora sofrer.

    • Se este não é o seu caso, por favor, direcione suas energias para mudar a situação. Busque soluções na internet ou invente uma nova. Sofrer só é útil até entendermos que não é necessário.
       

  20. Todos sentimos fome.

    • Pode ser de comida. Mas também de energia, carinho, atenção, diversão. Experimente outras maneiras de alimentar-se.
       

  21. Seu amanhã depende do hoje.

    • Não fique esperando as coisas acontecerem, vá atrás delas construindo hoje. Cada pequeno passo fará uma grande diferença. Seus dons são únicos e o mundo precisa deles.
       

  22. O medo nos aprisiona.

    • Várias vezes nossa indecisão em relação a algo não passa de medo. Normalmente medo de errar, de não ser a melhor escolha. Isso é verdade, mas não decidir também é uma escolha com consequências, pense nisso.
       

  23. Me diga com quem andas e te direi quem és.

    • Uma escolha consciente sobre quem permanece ao seu lado influencia todos os aspectos de sua vida. De bom humor e esperança até oportunidades e acidentes. Somos um resumo das pessoas com as quais mais convivemos.
       

  24. Procure manter-se equilibrado.

    • Excessos de qualquer tipo são prejudiciais. Muita tv, academia, trabalho, internet, jogos, doces, enlatados…
       

  25. A vida como ela é.

    • Você não precisa de reality shows para conhecer a vida. Olhe para os lados com mais atenção, todos a nossa volta possuem presentes para nós e vice versa. Mergulhe em leituras edificantes, se quer mesmo aprender algo de valor, para mudar seu mundo e o das pessoas a sua volta.
       

  26. Já que temos a internet, vamos usá-la melhor.

    • Nunca nosso acesso a informação e ao conhecimento foi tão fácil e rápido. Agora que sabemos que existem mais possibilidades, vamos produzi-las a nossa volta. Ficar só olhando as coisas legais e não trazê-las para nossa vida não faz muito sentido. Adquirir novos conhecimentos, de mais fontes, colocá-los em prática ou, no mínimo, compartilhar com os amigos estas informações que ampliam nossos horizontes.
       

  27. Nem tudo que é caro, presta. Nem só porque é barato é porcaria.

    • Você tem conferido bem isso antes de consumir? Muitas vezes vale mais a pena comprar algo mais caro, uma vez por ano (porque ele dura tudo isso), que várias vezes no ano, algo que estraga rápido. Esta também é uma maneira de preservar o meio ambiente de produtos industrializados. 
       

  28. Fofoca serve para que mesmo?

    • Uma fofoquinha básica entre 2 amigos pode ser muito engraçada, mas acreditar que seja real ou ficar repassando a piada é muito perigoso. Quando sentir necessidade de rir ou falar da vida, escolha bem com quem fará isso. Depois que o vento espalha, ninguém mais conseguirá recolher todas as partes novamente.
       

  29. Trabalhar é edificante.

    • Quando sua profissão deixar de fazê-lo sentir-se mais feliz com sua própria vida está na hora de repensá-la.
       

  30. Amar é tão essencial quanto respirar.

    • Você não precisa necessariamente estar num relacionamento amoroso com alguém para sentir amor. Ame a vida, os pássaros, os belos automóveis, o sorriso de uma criança, seu último relatório bem feito. Adote um animal de estimação, se puder. Ame o silêncio e a si mesmo.

 

 

 

Se sua vida anda tão enlouquecida que não tem tempo nem de parar para pensar em como melhorá-la, recomento este e-book grátis “Introdução ao GTD”. Esta metodologia pode mudar sua vida.

Participe de uma

{{cta(‘4540c321-1e5c-4108-b816-63ecf0683221’)}} 

Conheça o MIND

{{cta(‘5df0259d-1b93-4756-afa5-971fa3e1cab7’)}}

Abraços,

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.

{{cta(‘51705e8a-82ab-4fa8-9cc6-00e765d5642a’)}}

Inspirado em: Tradução livre

 


Compartilhar: