As 3 piores coisas que uma consultoria de treinamento pode fazer e como evitá-las
Grandes empreendedores sabem o valor de um excelente consultor. Nos momentos em que precisamos de soluções comprovadamente eficazes, as consultorias, especialistas em suas respectivas áreas, serão uma escolha produtiva.
Consultorias de treinamento destacam-se neste cenário porque, além de realizarem o trabalho com excelência, estarão repassando seu conhecimento. Ou seja, em breve nossa equipe estará apta a realizar a demanda sem depender de apoio externo. Começamos bem, realizamos bem e continuamos bem, com independência.
O maior objetivo nesta contratação é encontrar as melhores soluções para questões específicas sem distrair-se do próprio core business. A consultoria vai realizar com maestria e rapidez o que a equipe interna, por falta de know-how, não seria capaz de fazer sem distrair-se muito de seus projetos originais.
Nem sempre o resultado final será tão satisfatório quanto ao desejado. Problemas de comunicação, planejamento, gestão do conhecimento, alinhamento de expectativas, clareza de propósitos, entre tantos outros, podem surgir e alterar completamente a proposta original.
É possível prever, planejar-se e evitar muitos dos problemas.
Existem 3 coisas que podem ser consideradas como as piores que uma consultoria de treinamento pode fazer, são elas: impontualidade, falta de qualificação e incapacidade de encantamento dos participantes. Vamos nos concentrar nessas porque, entre tantas competências necessárias, essas três são as que podem colocar em risco qualquer fase dos trabalhos durante todo o período. Certifique-se dessas qualificações, antes da contratação, na fonte de maior confiabilidade: os clientes antigos e atuais da consultoria que estarão ministrando treinamentos em sua empresa.
São Pontuais
A pontualidade nos encontros e reuniões ou na duração do treinamento é um fator crítico que pode comprometer o resultado. Não só pelo volume de vezes que irá ocorrer, mas principalmente porque estará impactando a agenda de vários colaboradores ao mesmo tempo. Essa inconsistência mina a confiança da equipe, irrita profundamente e ainda pode tumultuar consideravelmente todo o andamento dos trabalhos.
A impontualidade poderá afetar ainda o volume e/ou a qualidade do conteúdo entregue.
Os profissionais são qualificados
Um consultor está ali porque é especialista, possui know-how suficiente para antever problemas e sugerir as melhores práticas. Este é um ponto a ser esclarecido e detalhado antecipadamente: níveis hierárquicos, ferramentas tecnológicas, composição dos grupos. Não existe algo que possa desequilibrar mais a confiança de todos do que aprender com instrutores que demonstram saber menos do que o esperado. Para treinar seu pessoal com a qualidade necessária, a consultoria precisa disponibilizar profissionais qualificados e com experiência suficiente para o público em questão. Ninguém sabe tudo, mas comprometer-se a entregar a resposta certa, mesmo que num momento posterior, é o mínimo que se espera nessa situação.
Conseguem encantar
Para liderar um grupo é preciso ter carisma, encantar e envolver para inspirar a ação. Consultores sem o necessário traquejo social não serão capazes de conduzir com o envolvimento emocional suficiente para resultados vencedores. Aprender coisas novas nem sempre é uma situação fácil ou confortável, sua equipe terá uma curva de aprendizado muito menor caso sejam surpreendidos durante o treinamento e saiam dele com entusiasmo para aplicar o que aprenderam.
Como diria Daniel Burd: “Ser bom não é o bastante. É preciso ter alto desempenho”. Nós podemos nos contentar com uma consultoria muito boa, mas para resultados extraordinários precisaremos nos atentar aos detalhes que fazem uma grande diferença.
Temos um guia gratuito “O que todo Gestor de RH deveria saber sobre produtividade”, caso se interesse, poderá baixá-lo clicando na imagem abaixo:
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Abraços,
Marcia.Sisi@CallDaniel.com.br
Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.
Imagem: recrutar.empregoligado.com.br