Neste artigo do LifeHack sobre produtividade, o autor Ryan Clements nos conta um pouco sobre nosso processo de aprendizagem e oferece dicas para acelerar neste percurso.

 

aprender

 

Segundo Ryan, as pessoas que possuem uma maior capacidade para aprender, assimilar e aplicar novos conceitos, ganham uma vantagem competitiva inegável em relação aos que precisam lutar para aprender. Mas este seria um benefício reservado apenas aos “gênios” e nós, pobres mortais, ficaríamos sem a menor chance?

Não. Ryan garante que estas 5 dicas vão produzir um resultado efetivo na capacidade e velocidade de aprendizado em todos nós.

Ser produtivo é fazer mais, com menos. Sua produtividade será maior porque está gastando menos tempo e energia no aprendizado. E aqui teremos um belo plus:  você estará respeitando seus limites e realizando seus objetivos com prazer.

 

  1. Repetição

    • Determinar quanto tempo será reservado para seu estudo não é tão efetivo quanto definir quantas vezes você vai repetir o estudo daquilo. Atletas entendem bem melhor que nós o poder da prática, da repetição, para atingir a excelência. Se você planejar ler suas anotações 3 vezes, do começo ao fim, não há como enganar-se aqui. Diferente de dizer vou ler durante 3 horas e distrair-se pelo caminho achando que cumpriu a meta.

  2. Menos é mais

    • Divida seu material de estudo em pequenas porções. Usando a dica 1 você estará absorvendo com facilidade este pequeno bloco. Após vários pequenos blocos trabalhados você pode e deve juntar as partes já assimiladas para que formem um conjunto coeso, dica 3.

  3. Reúna as partes

    • Esta dica vai funcionar se você seguiu as 2 anteriores. Ao dividir e repetir, facilitou a assimilação para seu cérebro. Mas provavelmente estas partes soltas não vão fazer muito sentido. Neste momento seu cérebro está pronto para encontrar a ligação entre elas.

  4. Comemore

    • Agora que você já leu o conjunto e criou as relações, cumpriu a meta. Um grande bloco do aprendizado fez sentido para você, sua satisfação será evidente. Curta este momento com paixão como um jogo ganho.

  5. Pausas para reabastecer

    • Quando seu combustível acabar, pare. Não faz sentido ficar empurrando o carro. Forçar-se a continuar estudando quando já está exausto é anti-produtivo. Pare, descanse e retome com força total. A assimilação do conteúdo é muito maior quando seu organismo está com energia a 100%.

 

Como pôde perceber, aprender a aprender deveria ser a primeira coisa a ser aprendida. Divirta-se! Sinta-se confortável para compartilhar suas dicas de aprendizado conosco.

 

Abraços,

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.

 

Imagem : lifehack.org

Tradução livre LifeHack

 

 

Compartilhar: