Faz muito tempo que decidi eliminar o uso da expressão “tem que” do meu cotidiano. Começou quando percebi que tudo que fazemos são escolhas. A ideia foi semeada em mim por volta dos 12 anos através de uma plaquinha na recepção do dentista:

“Você não precisa passar o fio dental em todos os dentes, só nos que quiser conservar.”

circulo-dourado-proposito.jpg

Devo ter lido esta frase milhares de vezes naquele ano e muitas outras vezes depois. Mesmo considerando a mensagem apenas como engraçada e inteligente, tenho a impressão de que meu cérebro adotou o conceito e eu passei a usá-lo em todas as situações da vida. Eu não tinha que estudar, ir a escola, podia escolher não ir e arcar com as consequências desta escolha…  Portas e janelas se abriram, escancarando um mundo de possibilidades que a maioria das pessoas a minha volta não via. Elas “tinham que” tantas coisas chatas (que se sentiam desconfortáveis em fazer apenas porque era preciso), que suas esperanças iam murchando com o tempo.

Era preciso porque alguém importante havia dito ou ordenado isso. Nem sempre entendiam a lógica muito menos cogitavam a possibilidade de fazer diferente. O medo dos possíveis castigos ou quaisquer outras terríveis consequências, como o desconhecido por exemplo, as paralisava. Então, alguém com menos apego ao confortável ou aparentemente mais seguro do próprio caminho causava espanto: você é louca! Mas acredito que é bobagem acreditar que engolir as baratinhas do dia a dia não terá consequências. Estamos engolindo baratinhas e fatalmente, em algum momento, vamos vomitar dragões. É preciso sentir orgulho do que fazemos, ou não fazer.

Antes de qualquer ação pergunte-se:

Eu vou sentir orgulho de dizer as pessoas que “eu fiz isso”?

Se a resposta for não, não faça.

Conhecer o caminho não é o mesmo que percorrer o caminho (Matrix). Para percorrer (agir) com qualidade é necessário acreditar no que estamos fazendo e depois ir testando o que funciona ou não e refazer as escolhas se necessário. Nosso GTD de cada dia nos convida a olhar para nós mesmos e para nossa vida. Esta percepção de si próprio vai expandindo nossa consciência e permitindo melhores escolhas. As que geram maior impacto seja físico, emocional, financeiro ou qualquer outro. Podemos começar pelo chão, que comporta nossa rotina, ou pelo céu, onde moram nossos sonhos mais lindos. O importante é começar a caminhada e depois seguir em frente confiante de que sempre será possível ajustar a direção conforme os resultados.

Você também não “tem que” coisa alguma. Descubra qual é e siga seu propósito.

Estamos o tempo todo escolhendo entre o que dá mais prazer ou causa menos dor, como diz Gikovate. Todos temos escolha e cada uma delas tem suas consequências. Mas David Allen diz isso de maneira brilhante em seu livro Ready for Anything neste trecho traduzido por Thais Godinho

“… O que eu estou fazendo AGORA? E agora? E agora? E como posso fazer isso de uma melhor maneira? David: “E o maravilhoso paradoxo aqui é que quanto mais eu me sinto atraído em focar no mundo físico exterior (e em tudo que vem junto com ele), mais eu me vejo tentado a escapar das estilingadas e flechas desse mundo material. E quanto mais espiritualmente eu estou focado e menos anexado ao mundo físico, mais engajado produtivamente eu pareço estar com o mundo material. Eu tenho um senso claro de onde as coisas se encaixam para mim dentro de um grande esquema e eu não me dou ao luxo de ser irresponsável por pequenos detalhes sobre coisas e atividades.”

Com certeza, esta é apenas outra versão de uma verdade simples: clareza de propósito é necessária a fim de saber como avaliar as experiências e possibilidades movendo o nosso caminho. “Mas, ultimamente, eu venho descobrindo isso em um nível completamente novo.”, David continua. “A diferença, me parece, é começar a realmente SER o propósito em vez de apenas TER um…”

A Call Daniel passou por um extenso processo de treinamento a fim de tornar-se uma Parceira Internacional Certificada pela David Allen. É a única empresa nacional com esta certificação, o que a coloca em posição privilegiada para assistir seus clientes no aprendizado e utilização da metodologia GTD. Se você possui interesse em aprender mais sobre o GTD ou levar este treinamento para sua empresa, entre em contato conosco clicando aqui. Mas este nao e o unico caminho para a alta performance com qualidade de vida, já desenvolvemos um treinamento inovador para Mais Produtividade e Menos Stress com a Prática da Meditação. Clique aqui e conheça o Mind.

Abraços

Cris

 

Imagem: marcelodeelias.com.br

Compartilhar: