Aconteceu comigo: achei a pérola do caos
Este ano será muito especial, diferente de todos os anteriores, muito melhor. Sabe por quê? Porque você está conosco aqui, aprendendo sobre como conquistar mais produtividade e menos estresse. Mas também porque a partir de hoje será possível colher todas as pérolas do caminho (mesmo que mais pareçam apenas pedras o atrapalhando). Venha descobrir como se faz isso.
Adoro contar para as pessoas sobre a pérola do caos, (nem adianta pesquisar na net, eu já fiz isso várias vezes e nunca achei nada, vai ver inventei essa expressão), mas o fato é que ela existe e deve estar sendo descrita há milênios com outros nomes.
Chamo de Pérola do Caos o Grande Prêmio SEMPRE disponível em todas as crises que vivemos. Algo que só poderia ser encontrado exatamente naquelas condições e que sem estas características combinadas a pérola estaria inacessível. Não é tão confuso quanto pode parecer, vou contar um causo que será um exemplo bem fácil de entender:
Meu contrato de locação ia vencer em dezembro e fiquei sabendo em outubro que o proprietário não ia renovar (isso já poderia ser considerado um problemão, concorda?). Bem, escolhi olhar como uma oportunidade de mudança (para melhor).
Não, as condições não pareciam favoráveis. Eu estava pagando um aluguel bem baratinho e na cidade não se encontra nada igual, apenas imóveis por muito mais do que eu pagava. Lá fomos nós para a maratona de providenciar documentação para as imobiliárias, espalhar a notícia para os amigos e visitar imóveis (um ou mais por dia, dependendo da distância entre eles). Não, as condições não eram favoráveis, tínhamos 5 cabeças e corações opinando (Eu, meu marido e nossas 3 filhas) e o tempo corria contra nós, pois eu precisava alugar o imóvel, solicitar uma linha de telefone e, só depois de instalada, pedir speed (se estivesse disponível no endereço). Olha o enrosco, como eu ia resolver o contrato de locação? Pedir uma cláusula de quebra sem multa caso não fosse possível ter banda larga ali? E quem ia aceitar isso? Moral da história: tínhamos pressa de chegar a ponto de encontrar o “speed funcionando”, fosse qual fosse o percurso até lá, pois meu trabalho é na internet. Sem internet, sem dinheiro em caixa.
Dias e dias de muita expectativa e frustração, até que consideramos nosso prazo de ficar escolhendo como “vencido”. Era 11/12, já havíamos pagado o último aluguel da casa, vencendo contrato (e ele valia só até dia 10/01 = internet garantida só até esta data e estando fisicamente lá). Foi quando pagamos o primeiro aluguel do novo contrato e comentamos com os proprietários a questão crítica da internet. Eles pareciam tranquilos, pois tinham a impressão de que a moradora anterior a usava também e que, portanto, não haveria problemas. Foi um acordo meio na linha do “Seja o que Deus quiser”.
Dia 12/12, meu pedido de nova linha já estava registrado, e nós estávamos MUITO felizes com a casa, apesar do preço e de outros pequenos detalhes, ela parecia ter sido feita para nós. Nossos amigos também fizeram vários comentários positivos sobre o bairro e agora o único senão era a internet. Foi aí que eu mergulhei no Caos. Foram longos quase 30 dias ligando para a telefônica para descobrir por que a linha não era instalada. Ficar no escuro, sem saber qual é realmente o problema, torna quase impossível encontrar uma solução. Foi então que, finalmente, em conversas de bastidores com alguns funcionários da empresa (entre 6 e 8 de janeiro), ficamos sabendo que as centrais estavam sobrecarregadas e uma expansão não estava prevista. Existe uma grande fila de interessados aguardando alguém desistir/desligar suas linhas para que novas possam ser instaladas.
Sentei-me no chão e chorei. O que eu ia fazer? Mudar de cidade? Era isso ou colocar meu trabalho (e o sustento da família) em risco. Sem contar que meu prazo já estava estourado. A empresa já havia voltado das férias coletivas e todos aguardavam minha volta a 200Km/hora. Se existia alguma pérola ali, confesso que não estava nem me lembrando disso, que dirá procurando por ela. As poucas opções que existem na cidade (de acesso banda larga via radio) são péssimas e não atenderiam minha necessidade profissional. Mesmo assim, saímos, meu marido e eu, caminhando pelas ruas próximas para ver quem usava internet e pedir o telefone do fornecedor. Pegamos, ligamos e o único que nos atendeu só tinha para oferecer 1 mega de velocidade e instalação em 15 dias. Corri para a loja da Vivo comprar um pacote de conexão móvel 4G que, além de caríssimo e ruim, não ia durar nem uma semana (meu consumo médio mensal é de 20 gigabytes de dados). Pelo menos era uma solução imediata para não ficar o dia todo na casa antiga nem permanecer 24h off-line na casa nova.
Foi na sexta-feira 08/01 que meu marido disse: vamos ligar nosso modem para ver se a linha da antiga inquilina tem speed? Já sabíamos que a linha dela estava ligada/abandonada na casa, mas inativa por contas em atraso. Wow, tinha speed, só não funcionava por falta de pagamento.
Mas isso era até irônico, afinal eu precisava de um speed e aquele estava abandonado ali, sem eu poder usar. Eu poderia escolher pensar: que azar o meu! Começar o ano com um tremendo abacaxi desses, ninguém merece. Um verdadeiro CAOS sem nenhuma pérola à vista. Além de tudo, teríamos que mudar da casa de que tanto gostamos, mudar de cidade. Poderia ter escolhido enfiar a cabeça na terra, feito avestruz, e rezar para “Seja o que Deus quiser”, sem mover mais nenhuma palha para ele me ajudar nisso. Eu já estava exausta.
Fiz outra escolha. Entrei em contato com o proprietário, expliquei, consegui falar com o responsável pela linha telefônica da casa, e ele me autorizou a usá-la. Ofereci-me para quitar a dívida da linha e mantê-la paga em dia, em troca do uso.
Se não fosse essa linha abandonada na casa, quais seriam minhas opções? De repente, percebi que aquilo caiu do céu. Esta era a pérola a ser encontrada. Eu poderia ter me mudado de cidade e recomeçado toda a via-sacra sem perceber que aquela linha endividada era a minha garantia de um speed já, sem nenhuma fila de (no mínimo) 3 meses. Foi a minha salvação para ficar na casa e na cidade.
Foi um caos? Com certeza. Tinha pérola? Sem dúvida. Eu quase a perdi? Definitivamente sim.
Não estou dizendo que precisamos de caos só para poder encontrar pérolas (apesar de que em alguns casos é isso mesmo), estou dizendo que sair do caos sem colher as pérolas é puro desperdício. Sei de muitos amantes do GTD para os quais, descobrir o método, foi uma grande pérola do caos e sinto-me honrada ao poder contribuir com essas pessoas, ajudando-as a usar esta maravilha chamada Getting Things Done.
Então? Disposto a procurar as suas pérolas no próximo caos?
Escreva-me, conte comigo, posso lhe mostrar outros pontos de referência para analisar seu “caos”, quem sabe possamos encontrar as pérolas juntos. Principalmente se o caos estiver dentro do seu Sistema GTD. David Allen está ao nosso lado, acompanhando cada passo da Call Daniel e sentindo-se muito feliz com isso. Assista a este minúsculo video dele agradecendo o interesse do Banco Central do Brasil no treinamento GTD ministrado pela Call Daniel e desejando o melhor para todos os seus funcionários.
clique aqui caso não esteja visualizando o vídeo abaixo
Abraços,
Marcia.Sisi@CallDaniel.com.br
Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.
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