A rotina profissional nos dias atuais não tem sido favorável em relação a cobranças. Uma das principais causas da ansiedade no trabalho, segundo pesquisas, além da pressão por melhores resultados, é a falta de reconhecimento nas capacidades profissionais dos funcionários. O que torna difícil para uma pessoa saber como diminuir a ansiedade.

A situação leva a uma bola de neve insustentável: o empregado se sente desmotivado, o rendimento cai, a cobrança aumenta, o funcionário se critica. Mas calma, existem formas simples de diminuir a ansiedade e passar por fases difíceis sem maiores problemas.

Sabendo que a prevenção e o controle da ansiedade se mostram fundamentais para que o desempenho das atividades no trabalho seja eficaz e produtivo, destacaremos neste post o que é e como diminuir a ansiedade no ambiente de trabalho. Confira!

Entenda o que é ansiedade e estresse no trabalho

A ansiedade é uma disfunção muito comum no ambiente de trabalho das empresas, caracterizado pela aflição, apreensão e apavoramento constante nas tarefas rotineiras que os funcionários exercem. Esse transtorno apresenta-se de forma imperceptível para várias pessoas, e além das complicações mentais, a doença pode gerar problemas físicos.

Por isso é primordial atentar aos primeiros sinais do sintoma, para tratar da forma mais eficiente possível. As inobservâncias dos indícios de ansiedade podem causar outros tipos de doença, como depressão, hipertensão, enxaquecas, alergias, gastrites e úlceras.

A ansiedade e o estresse podem causar prejuízos graves para o corpo humano se não forem tratados adequadamente. A partir disso, tanto a vida pessoal quanto o desempenho profissional é comprometido.

Os principais sintomas da ansiedade estão relacionados à inquietação, sudorese intensa, mal-estar e angústia. O indivíduo tem a necessidade de se mexer o tempo todo, balançando as pernas, braços, roendo unhas e puxando pelos. Também é comum a dificuldade em entender e escutar as outras pessoas.

Há diversas variações dos sintomas da ansiedade, mas vale destacar os vícios e maus hábitos. Pessoas ansiosas e estressadas aumentam a ingestão de alimentos ricos em sódio e açúcar, que são poderosos calmantes.

Além disso, pode-se observar o uso constante de substâncias alcoólicas e nicotina em ansiosos e estressados, pois causam um grande efeito ansiolítico, antidepressivo e calmante, porém por pouco tempo. Após o uso, o corpo humano sofre bastante com esses efeitos, principalmente em longo prazo.

Em muitos casos, a pessoa não consegue identificar que o medo e a angustia sentida é ansiedade e, por isso, é um transtorno extremamente prejudicial.

Identifique as causas que o deixam ansioso

O primeiro passo para controlar o nervosismo é identificar quais são as causas do desânimo com o trabalho. Não adianta dizer a si mesmo que é apenas a pressão diária, pois uma justificativa sem análise detalhada pode impedir ações mais adequadas para se acalmar.

Uma forma muito simples de chegar à origem do problema é verificar quais tarefas diárias desagradam você. Fazendo esse exercício, aos poucos notará pontos específicos que geram estresse.

Tire para análise momentos em que não estiver no ambiente de trabalho, pois pode atrapalhar sua produtividade, nem com seus familiares e amigos, pois podem afetar sua convivência com eles. 

A pausa para o café, a volta para casa, ou mesmo durante a realização de tarefas pequenas são instantes em que você pode refletir sobre sua ansiedade no trabalho. A partir disso você poderá contornar as situações com calma e direcionar as soluções para o que realmente interessa.

Diminua a ansiedade com dicas práticas

Após identificar as causas reais do nervosismo, é hora de se dedicar a atividades que ajudem de fato a manter os nervos aliviados. Isto significa se desligar da empresa após o horário de expediente.

Praticar atividades físicas, mesmo que uma simples caminhada, ajuda a manter a circulação e a se afastar dos problemas por tempo suficiente para diminuir a ansiedade. E se caminhar não for o suficiente, corra ou faça academia.

Participe das atividades em grupo na empresa em que você trabalha, se houver. A ginástica laboral, por exemplo, é um bom momento para se desligar do escritório e relaxar por alguns minutos, pois você retorna com a cabeça fresca.  

Dedicar-se a hobbies e às pessoas que você ama é essencial para diminuir a ansiedade. Aqui vai um conselho importante: nenhum trabalho, por mais incrível e interessante que seja, deve ocupá-lo a ponto de deixar seus entes queridos em segundo plano. São eles que vão ampará-lo em momentos difíceis.

Beber chás também pode ser um hábito muito benéfico para ajudar na diminuição da ansiedade, visto que as suas substâncias servem como uma anestesia natural e suave para a mente e corpo. Procure chás derivados de passiflora, camomila, mel, melissa e erva-cidreira.

Ter uma alimentação adequada no ambiente de trabalho é outro ponto importante para diminuir a ansiedade. Sem uma dieta balanceada, não é possível obter o potencial máximo de desempenho profissional, pois gera desconcentração e falta de paciência, por exemplo.

Ouvir músicas relaxantes enquanto trabalha ajudará na sua produtividade, principalmente se você fizer a utilização de fones de ouvido, já que afasta os sons externos e o foco na atividade executada aumenta. Uma boa sugestão é ouvir músicas utilizadas em práticas de meditação.

É importante estabelecer prioridades quanto à própria rotina de trabalho. Este é o real objetivo da análise sugerida acima: mesmo que existam outras dificuldades, elas não devem tirar o seu foco. Do contrário, a tendência é voltar aos maus hábitos e gerar problemas mais graves, como complicações de saúde — saiba mais sobre os hábitos que interferem na produtividade.

Seja mais produtivo no ambiente de trabalho

Aprender técnicas para aumentar a produtividade no trabalho além de ampliar o seu desempenho profissional ajuda a reduzir a ansiedade, pois estará mais preparado para enfrentar as tarefas diárias.

Há uma estratégia muito difundida em profissionais liberais e empresas inovadoras em todo o mundo, que consiste em dividir o tempo de trabalho em blocos de 20 a 40 minutos, descansando brevemente entre eles. Esse plano auxilia no controle de estresse a ansiedade, já que as pausas relaxam a mente, mesmo que por pouco tempo.

Organizar a rotina diária de trabalho também é fundamental, pois ter a consciência das tarefas a serem realizadas de forma estruturada tranquiliza a mente quanto a isso. Ou seja, você exclui uma preocupação de sua cabeça.

Diante disso, você viu como diminuir a ansiedade no ambiente de trabalho é possível a partir da criação de novos hábitos e tomada de atitudes diárias. Uma equipe bem cuidada, livre de estresse, reconhecida e satisfeita com o seu desempenho gera muito mais produtividade e retorno para a empresa.

Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e mostre a todos a importância do controle do estresse e ansiedade no ambiente de trabalho!

 

 

Compartilhar: