tranquilidade no trabalhoVocê descobriu que nossa lista de caminhos possíveis para manter o foco conseguiu fazer alguma diferença e ajudou? Agora, ficar focado no trabalho está ficando mais fácil. Como prometido, aqui está o segundo bloco que encerra a sequência e colabora para que todos nós possamos ser produtivos e tranquilos ao mesmo tempo.

9. Limitar sua permanência em redes sociais

Twitter. Facebook. LinkedIn e outras redes são todas tentadoras, queremos dar uma olhadinha e isso pode ser muito perturbador. 

Assim como os e-mails, procure verificar seus perfis em determinados momentos durante o dia e limitar quanto tempo você gasta com eles. 

Certifique-se de que não deixou o Twitter ou qualquer outra ferramenta de mídia social aberta no ambiente de trabalho, elas vão apenas interromper o seu fluxo de tarefas já programadas.

10. Existem ferramentas “anti-distração”

Existem muitas ferramentas para impedir a livre navegação na Web ou verificar perfis de mídia social. 

Se você realmente não consegue resistir à tentação de olhar a internet, pode baixar uma ferramenta anti-distração . É um aplicativo de produtividade muito simples que prende mantê-lo fora da internet pelo tempo que você definir. Muito bons, alguns são compatíveis com Linux, Windows ou Mac.

Em sites de download de softwares vai encontrar muitas opções com mais ou menos recursos. O importante é identificar algo que permita você se concentrar no que está realmente precisando.

11. Uma coisa de cada vez

Concentre-se em uma tarefa de cada vez. Comportar-se como um multitarefa pode parecer mais produtivo, mas na maioria das vezes só deixa tudo mais lento. 

Escolher qual seu foco antes de começar qualquer coisa é a melhor opção, caso contrário, você nunca vai conseguir sentir-se inteiro em nada. É inútil tentar fazer tudo de uma vez, porque nunca será capaz de se concentrar corretamente.

12. Divida grandes tarefas em pequenas porções

Se você tem um projeto particularmente grande que parece irresistível, experimente dividi-lo em pedaços menores e mais administráveis. Em seguida, aborde um de cada vez. 

Manter uma lista e ir ticando suas realizações nela vai trazer a sensação de realização cada vez que assinalar mais uma. A impressão de improdutividade muitas vezes pode nos deixar assustados com o nosso trabalho. 

Não seja duro consigo mesmo, apenas garanta que dará um passo de cada vez e em breve você terá seu projeto finalizado.

13. Ao sentir-se mal, pare, depois siga em frente

Com uma lista de tarefas para realizar, sem dúvida vai se deparar com algo que não está conseguindo terminar. Quando isso acontecer, simplesmente pare este trabalho, faça uma pausa e, em seguida, comece algo novo. A inspiração pode voltar mais tarde naquele mesmo dia e você será capaz de realizar esta tarefa que parecia tão difícil.

14. Minimize o ruído a sua volta

Mantenha seu ambiente com a tranqüilidade certa para garantir que nenhum barulho irá distraí-lo de seu foco. Se você trabalha em um escritório ou em casa e achar que é muito barulhento, tente incluir um outro som de fundo com fones de ouvido para minimizar o ruído externo. 

Você pode ouvir algo do site “sono profundo” , que oferece gratuitamente sons relaxantes, como do oceano ou de um fogo crepitante. Eles podem deixá-lo mais tranqüilo e focado. A melodia que ouvirá neste link foi criada por mim. Experimente criar a sua, é grátis, basta fazer um curto cadastro.

Alternativamente, se você sabe que ouvir um tipo de música específica melhora seu humor, use, ela vai melhorar seu dia de trabalho também. Certifique-se que manterá um volume baixo e um estilo conveniente, nada muito agitado ou perturbador.

15. Mesa arrumada, mente arrumada

Crie este ritual diário de manter sua mesa arrumada antes de começar  ou de terminar suas tarefas. Esta organização vai liberar uma ótima energia para cada início de dia. 

Se seu espaço de trabalho está bagunçado, muito provavelmente será uma luta manter-se produtivo. Não economize na compra de bons arquivos e gavetas. Estas soluções de armazenamento serão úteis para manter sua mesa e pensamentos em ordem.

16. Reconheça os sinais

Finalmente, se você ainda sentir-se improdutivo e não estiver conseguindo completar a sua carga de trabalho no tempo ou com a facilidade que gostaria, mantenha um caderno ao longo do dia e anote todas as coisas que tentam distraí-lo ou interrompem o seu fluxo de trabalho. 

Após algumas análises rapidamente conseguirá identificar padrões de ocorrências e começará a entender onde você precisa fazer as principais mudanças positivas.

 

Imagem: b-calmsound.com

Compartilhar: