Quer relaxar bem no seu feriado ou nas suas férias? Entao organize-se! 

Férias, para que “te quiero”. Como você administra suas férias, feriados ou qualquer ou tempo mais prolongado de distância do trabalho? Acha que tem conseguido equilibrar bem os minutos usados entre descanso, diversão e os que dá uma escapadinha para conferir algum projeto ou verificar e-mails? Você separa um horário específico para usar com as coisas do trabalho durante estas folgas? Veja aqui algumas dicas para organizar melhor o tempo durante este período tão importante.

describe the image

A ideia de passar um tempo de férias, longe do escritório, pressupõe que você estará longe não só fisicamente, mas mental e emocionalmente também. Prevê uma mudança radical em sua rotina com o objetivo de renovar e reequilibrar suas energias. Todos os aspectos de sua vida social, familiar, emocional, mental, espiritual, orgânica, merecem sua atenção o ano todo, mas é nas férias que você poderá definir longos momentos especiais totalmente dedicados a cada um deles.


Normalmente o que funciona melhor é programar atividades bem alternadas entre si. Por exemplo, se hoje você passou a manhã se exercitando fisicamente, a tarde pode ser uma ótima ideia relaxar lendo um bom livro. Se você participou de um encontro social ou familiar num dia, caminhar sozinho no dia seguinte trará um equilíbrio. Seja lá qual for a programação, para organizar melhor o tempo das folgas, uma regra precisa ser respeitada: mente tranquila.


Isso significa que se você não consegue relaxar enquanto não baixar os e-mails do dia para verificar se existe algum incêndio, bobagem resistir. Reserve um tempo para isso e faça. Melhor trabalhar 1 hora por dia mesmo durante as férias do que sofrer vários dias na dúvida, angustiado ou ansioso. Existe outro aspecto cada dia mais frequente onde muitos executivos perceberam que, ao conseguir atender as necessidades do trabalho mesmo durante um passeio, ficaram livres para passear durante um dia inteiro. Assim sendo,   deixou de fazer sentido “reclamar” porque sofreu uma interrupção.


Se seu objetivo é descobrir como organizar melhor o tempo nas folgas do trabalho reserve alguns minutos para pensar nestes tópicos:



  1. Ter a cabeça cheia no trabalho é coisa do passado se você já ficou craque em GTD. Nas férias é que você não vai querer perder tempo pensando a mesma coisa duas vezes. Então providencie um micro bloco com sua micro caneta e não dispense o hábito de anotar o que vem a mente. Também pode ser no celular, digitando ou gravando, você decide. Separar um envelope para ir juntando cartões ou folhetos para revisão posterior também vai ajudar a manter a ordem.

  2. Aceite a ideia de que suas melhores inspirações para soluções no trabalho, muito provavelmente vão acontecer fora dele. Quem sabe nas férias. Este ambiente informal pode trazer alguns contatos importantes para sua rede social, não resista aproveite. Novas perspectivas podem surgir nas situações mais improváveis ou inesperadas.

  3. Suas folgas (curtas ou longas) podem e devem ser encaradas com a mesma tranquilidade e importância que qualquer outro projeto de trabalho. Merece ser respeitada tanto quanto uma reunião importante onde só emergências reais poderão interromper.

  4. Orientar sua equipe de maneira clara e objetiva sobre o que deve ou não ser considerado como urgência real e quais as situações críticas que exigem um chamado, será fundamental. Eles também estarão colaborando para organizar melhor o tempo dedicado ao seu descanso.

Essa situação de “junto e misturado” durante as folgas pode ser encarada de muitas maneiras diferentes. Escolha a que mais lhe convém para um período revigorante de bem estar integral. Não tenha medo de chegar à conclusão de que este pode ser o momento de virar o leme em sua vida profissional. Você não está livre disso. Os frutos nascem só depois que as flores deixaram de existir. Faz parte da vida.

Para organizar melhor o tempo pode ser preciso entender que o tempo comporta até uma vida inteira dentro de si mesmo. Volte aqui para me contar como está funcionando para você.

Abraços, 
+ Produtividade  – Estresse
[email protected]
Especialista em Gestão do tempo e Produtividade

Compartilhar: