Sua lista de tarefas já ultrapassou os 100 itens? Você se sente sobrecarregado só de pensar na montanha de coisas que tem para fazer? Seja bem vindo ao mundo moderno! Onde temos muito mais coisas para fazer do que tempo disponível. Como manter a tranquilidade e ser produtivo no meio deste caos de prioridades mutantes?

 

Preste bem atenção, pois vou lhe dar uma das chaves para se obter o foco correto e a mente em paz. E o segrego está na formulação da pergunta correta. A diferença entre a pergunta efetiva e a não produtiva é muito sútil. 

id 41d preciso x desejo resized 600

Qual é a diferença entre: “O que eu desejaria fazer na semana que vem?” e “O que eu preciso fazer na semana que vem?”.

O que mudou entre uma frase e a outra? Apenas uma palavra foi trocada, o verbo “desejar” foi substituído pelo “precisar”. E isso faz toda a diferença. A nossa lista de tarefas muitas vezes é uma mistura de coisas que desejamos fazer junto a coisas que efetivamente precisamos fazer. Para saber se efetivamente precisamos fazer algo, basta analisar as consequências de não fazer. Se houverem consequências sérias, aí sim, é algo que realmente precisamos fazer. Se as consequências não forem sérias, então devemos utilizar o verbo “desejar”.

Com este conceito claro em mente, procure fazer uma lista bem pequena com as coisas que você realmente precisa fazer na próxima semana, uma lista com tudo aquilo que terá consequências sérias se você não fizer na próxima semana. Esta lista é o primeiro passo para se ter mente focada naquilo que é realmente importante.

O segundo passo é você abrir sua agenda e bloquear tempo para cada uma destas atividades. É preciso ser realista na quantidade de horas que vai separar para cada atividade. O resultado deste exercício é ter na sua agenda da próxima semana tudo aquilo que você realmente precisa fazer. A partir de segunda-feira você não precisará ficar olhando em nenhuma lista de tarefas durante a semana para saber o que é realmente prioritário.


Tudo estará na sua agenda. Seu único ponto de atenção será sua agenda. Foco total na execução!


Ser bom não é o bastante.

É preciso ter alto desempenho!

Daniel Burd

[email protected]

55 11 99623 3272

A Call Daniel é parceira certificada internacional da David Allen. A Call Daniel vem atendendo no Brasil e no mundo empresas que precisam produzir mais com menos estresse, dentre elas: Accenture, Nestlé, Microsoft, Embraer e Natura. Duas características tornam a Call Daniel a parceira preferida dos seus clientes: a preocupação em adaptar cada treinamento às necessidades específicas da empresa e dos gestores, e a realização de acompanhamentos pós-treinamento com todos os participantes garantindo que as técnicas aprendidas tornem-se poderosas ferramentas no dia a dia. 


imagem: littlelarycult.blogspot.com

Compartilhar: