Faz de conta que é um sonho. Liberte-se. Seu dia passará a ter 26 horas de agora em diante. O que fará nelas?

 

relogio

 

Pronto? Já decidiu? Agora vamos tornar isso realidade.

 

Você já está cansado de saber que seu dia tem apenas 24hs e que não consegue encaixar mais nada de sua lista nele. Então, se ao invés de acrescentar 2 horas ao dia você conseguir economizar essas horas, dá na mesma. Finalmente você teria 2 horas a mais, livres, por dia.

  

Parece difícil ou até impossível, mas não é. Existem muitas maneiras de tornar este sonho uma realidade. Será preciso planejar, experimentar, escolher o que funciona melhor e não desistir antes de conseguir. Então? Se está disposto a encarar o desafio, vamos lá.

 

Como economizar 2 horas por dia:

 

  • Morar mais perto do trabalho ou trabalhar mais perto de casa

    • Muitos de nós estamos estabilizados e felizes onde moramos ou trabalhamos, esta dica não serve para nós. Mas muitas pessoas estão escolhendo um novo lugar para morar ou trabalhar. Nem sempre levamos em consideração essa questão da distância entre trabalho e moradia. Lembro-me de que estar no contra fluxo dos horários de rush era uma das primeiras coisas em minha lista para avaliar o novo emprego. Horários de trabalho flexíveis, que permitem escolher a hora de entrar e sair da empresa, também produzem uma economia substancial de tempo perdido no trânsito.


  • Estudar 15 minutos todo dia ao invés de 2 horas por semana

    • Só nesta dica você ganha mais de uma hora por semana. Sem contar que estudiosos como o prof. Lanzetti, que fala 11 idiomas, garantem: é muito mais efetivo.


  • Riscar as horas extras do mapa

    • Missão impossível para alguns de nós (até que nossa saúde nos derrube). Mas nem todos fazem horas extras exclusivamente por falta de opção. Pode ser um descontrole passageiro que vira hábito, uma dificuldade pessoal em dizer não ou até uma maneira de encontrar a paz e o silêncio do escritório vazio. Se este é seu caso, repense a solução. As horas a mais no trabalho vão fazer falta fora dele.


  • Mantenha a calma

    • O tempo que perdemos estressados porque algo deu errado é enorme. Seja reclamando para si mesmo, contando para um colega e até cometendo erros bobos por falta de foco. Quando você conseguir se manter tranquilo e desviar dos obstáculos como faz a água na corrente do rio, nada mais o deterá.


  • Criar um sistema de controle eficiente

    • Se ainda não usa o método GTD meu conselho é experimentar agora mesmo. Ele não só promete como cumpre, garantem seus usuários, mais produtividade com menos estresse.

 

Então o que achou? Se você já usa alguma destas dicas, nos conte quanto tempo está conseguindo economizar. Mas se conhece outras, por favor, compartilhe.

 

Assine as postagens do blog e receba os artigos inteiros, diretamente um sua caixa postal. Basta preencher seu email no formulário a direita das postagens no blog.

 

Abraços,

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.

{{cta(‘51705e8a-82ab-4fa8-9cc6-00e765d5642a’)}}


Imagem : marlucebezerra42.blogspot.com



Compartilhar: