Sua vida é um pouco caótica e finalmente decidiu colocá-la em ordem. Neste outro artigo imperdível de Francisco Sáez conferimos sua visão de como fazer com que o GTD NÃO dê certo. Ele lista os erros porque usa e ama! Sua intenção é alertar-nos para não cometê-los. São seus 10 motivos que podem atrapalhar na tentativa em organizar-se usando o GTD. Francisco Sáez ( @ franciscojsaez ) é o fundador e CEO da FacileThings. Ele também é um desenvolvedor web especializado em Ruby on Rails, apaixonado por produtividade pessoal e GTD como um meio para uma vida melhor.

 

Se você quiser tirar o máximo partido do seu tempo na implementação do método Getting Things Done, deve ter em mente que estes top 10 motivos podem boicotá-lo:


  1. Você não entende GTD como um todo. Você leu alguns artigos aqui e ali, já sabe que o fluxo de trabalho é composto por 5 etapas e criou os nomes das listas, acreditando que irá intuir todo o resto. Mas GTD é uma metodologia em que todas as regras, os elementos e os processos são rigidamente interligados. Se você falhar em uma parte que não conhece bem, todo o sistema não funcionará como deveria. Você deve ler cuidadosamente o livro Getting Things Done (na ausência dele baixe o ebook grátis da Call Daniel de Introdução ao GTD). Aqui você tem um breve resumo dos principais conselhos do Livro original para aguçar o apetite.

  2. Você não anota tudo. Não coletar tudo o que vem à sua mente é uma falha muito comum quando você começa, desde que você não tenha dado a importância que merece. O que não anotar vai ficar rondando sua cabeça. Nós confiamos muito em nossa capacidade mental e tendemos a saturá-la com os excessos. O problema de manter tudo na cabeça é que isso transforma-se em um ruído permanente que consome sua energia e o impede de aproveitar o grande benefício do GTD: produtividade sem estresse.

  3. Você não encara as coisas. Permitir-se fugir da decisão, evitar a escolha consciente, não  faz o mundo parar. Você tem que fazer algo com todas as coisas que entram em sua vida. Se você deixá-las lá soltas, vai perder a perspectiva e o controle. Isso vai fazer você acreditar que o método não funciona. Às vezes, você tem que usar o seu tempo para tomar decisões sobre tudo o que lhe diz respeito. Será um tempo bem empregado.

  4. Você não faz a revisão semanal. Não pense sobre o tempo que levará, pense no tempo que vai economizar e na paz de espírito que esta revisão vai dar a você. A revisão semanal é primordial. Sua função não é apenas manter as listas atualizadas e trazer clareza absoluta sobre sua situação atual. Quando você não fizer isso, deixará de confiar em seu sistema porque ele está desatualizado. Isso desencadeia as outras razões mais comuns para o fracasso: você para de coletar tudo e para de tomar decisões. Você está desistindo. Bem-vindo de volta ao estresse.

  5. Você está muito preocupado com a tecnologia. Há muitos programas de produtividade pessoal, online e offline, para o seu computador, smartphone, tablet… A tecnologia está aqui para ajudar e facilitar as coisas. Mas não faz sentido tentar ser mais produtivo e, ao mesmo tempo, querer assimilar novas tecnologias para implementar o GTD. Misturar os 2 desafios faz com que você perca tempo e acrescente mais estresse ainda a sua vida. Simplifique a utilização o máximo possível e lembre-se que GTD é, acima de tudo, uma questão de hábitos. Depois de habituar-se aos 5 passos chegou o momento de escolher a tecnologia e mesclar tudo.

  6. Sua mente ainda trabalha com prioridades. Ao contrário de outros sistemas tradicionais, o GTD não se baseia nas prioridades das tarefas. É muito mais sobre como gerenciar a si mesmo, não o seu tempo. Seus objetivos e áreas de responsabilidade definem quais tarefas são importantes e o contexto em que você está lhe diz o que é possível de ser feito em cada momento. A maioria de nós foi ensinada a priorizar todas as nossas tarefas, você precisa mudar isso para beneficiar-se com o GTD.

  7. Você precisa receber ordens. Sim, muitas pessoas se sentem mais confortáveis ​​com um sistema bem planejado que lhe diz o que tem que fazer o tempo todo. Já o GTD é um sistema que se adapta às circunstâncias e dá-lhe total liberdade para decidir o que fazer e o que não fazer. GTD não irá funcionar para você, a menos que você seja uma pessoa proativa, que compreende a diferença entre produtividade e atividade.

  8. Você acha que não precisa de GTD em casa. Se você usá-lo apenas para o trabalho, vai subestimar as tarefas que têm a ver com sua vida pessoal, familiar ou social. E isso vai trazer problemas que, em última análise, irão afetar o seu trabalho. Tudo está conectado. Você não vai ter uma sensação de total controle se deixar uma parte de sua vida fora do seu sistema GTD.

  1. Você está cético. Já tentou organizar-se de tantas e diferentes maneiras que não acredita mais na possibilidade de resolver a situação. Porém, leve em consideração que o GTD baseia-se no fato de que a sua produtividade é diretamente proporcional à sua capacidade de relaxar. É um método desenvolvido há mais de duas décadas e empiricamente testado e validado por centenas de milhares de pessoas em diversas partes do mundo. Mais tarde, a ciência confirmou os princípios em que se baseia. Ou seja, é diferente e funciona.

  1. Você não tem motivação suficiente.  A execução do GTD requer, na maioria dos casos, a mudança de alguns hábitos. Para que vença este obstáculo é preciso sentir esta necessidade e estar ciente de que o esforço valerá a pena. Sem uma forte motivação é muito fácil encontrar razões e justificativas para desistir ou culpar o método durante o período da adaptação a ele.


São 10 grandes montanhas a serem escaladas, mas o que encontrará no topo de cada uma servirá de grande incentivo para escalar todas as outras. Esta visão de quem usa e ama o GTD traz a prática que teoria nenhuma consegue substituir. Registre você também nos comentários do blog, suas dúvidas e dificuldades, sucessos e fracassos, para que possamos deixar ao acesso de todos.

Abraços

[email protected]

Especialista em gestão do tempo e produtividade

Imagem: hercampus.com

Tradução/interpretação livre do original em inglês. Bom proveito!

Compartilhar: