Em um dado momento você percebe que “travou”. Sua carreira, produtividade, satisfação, criatividade, razão… Por algum motivo parecem estar com o breque de mão puxado. Como isso é possível e como reverter a situação?

trabalhoatrasado resized 600

 

O estresse pode ser um dos grandes responsáveis por períodos de baixa produtividade, mas em muitos casos não é ele o grande vilão. Você sente-se calmo, paciente, não está ansioso, porém percebe que nem tudo está caminhando como você gostaria. Muito bem, é exatamente esta a questão. O que você gostaria? Ter apenas uma vaga ideia sobre o que você quer e principalmente por que quer não te fornece a necessária convicção para realizar. O valor de refletir sobre o “por quê?” traz muitos benefícios, entre eles David Allen, em seu livro “A Arte de Fazer Acontecer” cita: define o sucesso, estabelece critérios para a tomada de decisão, alinha recursos, motiva, torna o foco claro, expande as opções. Se não existe uma boa razão para estarmos fazendo algo, então não vale a pena fazê-la.


Faça a pergunta por quê? Por que está indo para esta conferência? Por que a próxima reunião é importante? Por que trocar seu carro agora é a melhor opção? Quando tiver boas respostas para seus “por que isso ou aquilo” sua mente se expande em busca de caminhos possíveis para “fazer acontecer” muito mais produtivamente. Enquanto seus objetivos não estiverem suficientemente claros nem para você, as chances de serem atingidos são muito pequenas.


Reconhecer-se é um aprendizado diário não habitual para a maioria de nós. Não aprendemos isso na escola. A convivência social nos empurra para um “sufocamento” das próprias emoções e reações espontâneas. Ignorar a si mesmo torna-se um hábito para a sobrevivência dentro de uma política de boa vizinhança. A longo prazo isso vai asfixiar você se não estiver claro o porquê de cada decisão. Seus desejos, motivos, razões, necessidades e preferências motivam uma caminhada muito mais produtiva que qualquer outra técnica aprendida até hoje.


Vou sugerir um vídeo motivacional de Daniel Godri   alinhado com o tema “autoconhecimento para recuperar a produtividade”.


Então, você já usa o autoconhecimento para recuperar sua produtividade? Conte-nos quando ou como chegou a esta solução.

Abraços 

+Produtividade -Estresse

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade

 

imagem: escolafreelancer.com

Compartilhar: