Este é um conceito do Stephen Covey – amar é um verbo – não “acontece”, você precisa ser sujeito ativo e passar a amar seu trabalho.

 

metropole

 

O sujeito ativo é aquele que decide tomar as rédeas da situação.

Sua vida pode não estar exatamente como gostaria, em maior ou menor grau todos estamos insatisfeitos com algumas coisas. Muitas vezes a melhor solução pode ser render-se e aceitar isso por enquanto, mas não para sempre. Em algum momento você precisa agir de acordo com seus objetivos. Sua saúde não vai aceitar uma situação esmagadora por muito tempo.

 

Já sabemos que nada é 100%. Que tudo tem seu lado bom e seu lado ruim. Em alguns momentos nosso foco insiste em olhar tudo que não está bom e nos deixar cegos em relação ao que já está bem resolvido. Precisamos estar atentos a esta armadilha. Seu trabalho é horrível? OK, mas você tem um trabalho que paga suas contas. Seu salário, cargo ou chefe são péssimos? OU, ou, ou.
Analise a situação detalhadamente. Quando souber exatamente o que está ruim já estará meio caminho andado para resolver.

 

Existe um conjunto de coisas que já são boas. Quais são elas?

 

Então vamos agora focar no que já é bom e melhorar ainda mais. Seu chefe atual é o melhor que teve até hoje? Relacione-se mais com ele então. Agarre-se a esta satisfação e usufrua. A empresa atual é a mais próxima de sua casa, que já trabalhou? Aproveite o tempo extra, ganho no translado diário, para fazer um curso, uma academia, ler mais livros.

 

Sua vida é composta por escolhas, suas escolhas.

Você pode dizer que precisa deste emprego, eu diria que escolhe trabalhar para pagar suas contas em dia. Você diz que não pode mudar-se para uma cidade litorânea, eu diria que prefere continuar morando perto dos amigos ou não está disposto a correr o risco de um novo emprego. Você acha que não é valorizado, eu arrisco dizer que caso faça menos do que já faz será dispensado. Você pode escolher fazer menos, correr este risco. Mas também pode seguir em busca de outra oportunidade, ou buscar novos desafios ai mesmo onde está.

 

Estes momentos usados analisando sua atual situação no trabalho podem despertá-lo para a grande equipe que trabalha ao seu lado. Quem sabe perceberá que está aprendendo muito, na prática, coisa que nenhum curso universitário irá te proporcionar e você ainda terá que pagar por ele. Uma análise crítica do que sua empresa atual faz errado serve como um ótimo relatório analítico. Que você vai usar numa promoção neste trabalho ou para o sucesso em sua própria empresa.

 

Ame seu trabalho, faça mais por ele, entregue-se.

Quando nos entregamos com paixão pelo que fazemos, a sensação de bem estar nos invade e impulsiona ainda mais. Os frutos vão aparecer primeiro em você, em sua satisfação em realizar. Mas estes não serão os únicos frutos, acredite. Amar é um verbo a ser exercitado, empreendido, exercitado.

Ouça este podcasting de Mario Sergio Cortella e inspire-se:

Otimistas enfrentam desafios em vez de lamentar. Já os pessimistas buscam indicar os obstáculos sem admitir a capacidade de que eles podem ser superados. Leia mais.

Comente no blog!

Abraços

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade

 

 

imagem: pinterest.com

Compartilhar: