Não acredita que sua preguiça pode ser usada para deixa-lo mais produtivo? É realmente difícil de acreditar nisso, mas é possível.

 

 

Nem todos os dias estamos dispostos o suficiente para realizar o conjunto de compromissos que assumimos conosco ou com outras pessoas. As vezes bate aquela preguiça, um desânimo geral e a improdutividade toma conta de nossas horas úteis. O que fazer nestes momentos é uma escolha sua. Mesmo considerando toda a dificuldade para reagir, ainda é possível que consiga. Um caminho alternativo é render-se a indisposição, pedir dispensa, e acalmar-se para tentar recuperar o ânimo o mais rápido possível.


Se nosso organismo chegou a exaustão ele envia sinais para pararmos intencionalmente, ou vai nos derrubar na cama com uma doença qualquer. Mas nem sempre é este o caso. Alguns dias ficamos molengas por outros motivos. Pode ter sido uma discussão com alguém importante para você. Quem sabe ficou sabendo que seu projeto foi parar na gaveta do diretor e de lá não sai tão cedo. Seu problema não é a exaustão geral. Você sabe que o mal estar é temporário, mas enquanto ele estiver dominando sua disposição as tarefas vão se acumular.


Lendo um artigo no LifeHacker encontrei 6 dicas para “enganar” seu cérebro e driblar essa preguiça temporária. Claro que não é para você viciar-se nestas soluções alternativas, mas conhece-las para usar de vez em quando não vai fazer mal nenhum. Eles listam as fontes dos estudos científicos que respaldam cada dica então vou repassar para você aqui, veja quais são:


  • Olhe fotos de animais pequenos, bebês


    O estudo não chega a explicar porque funciona apesar de provar que funciona, então o autor do artigo sugere que a explicação possa estar ligada ao nosso instinto natural de proteção. Proteger um vida aparentemente frágil é algo que nos desperta. A adrenalina sobe para reagirmos numa necessidade premente.

     

  • Escolha uma música que o incentive a reagir


    O resultado das pesquisas não foi conclusivo se a música deve ser escolhida porque você conhece e gosta ou o oposto. Será preciso experimentar a que funciona para você no momento que for usar. A satisfação das músicas conhecidas podem deixa-lo mais feliz e animado ou mais relaxado ainda. A estranheza das desconhecidas podem distraí-lo ainda mais ou deixa-lo alerta pela novidade auditiva. Um tipo ou outro vão funcionar.

     

  • Um cochilo estratégico


    Eu já falei sobre a “Siesta” num artigo sobre “Mais energia no trabalho” e passei dicas sobre onde e como pode conseguir realizar a façanha. Não é exatamente simples tirar uma siesta no meio do dia. Mas é fato científico. Cronometre 15 minutos de cochilo nem que seja dentro do carro, preferencialmente a tarde entre as 13 e as 15Hs. Pode funcionar como mágica para você.

     

  • Use a agitação a sua volta para agitá-lo


    O escritório pode parecer um local monótono demais quando você já estiver se sentindo lento. Então a sugestão é levar seu trabalho para um espaço mais público e movimentado. Um café, uma praça de alimentação. Movimento de pessoas e murmurinho comprovadamente cutucam nossa “paz”.

     

  • Altere a temperatura e a iluminação


    Sinta-se confortável. Pode estar muito quente ou muito frio. Com muita ou pouca iluminação. O equilíbrio ideal nestes fatores externos vão interferir em sua produtividade. Seu bem estar e conforto físico não podem ser ignorados se sua intenção é dar o melhor de si na realização das tarefas que se propos. Um climatizador a mais e/ou um abajur com luz focada podem oferecer uma boa relação custo x benefício.

     

  • Inverta a sequência de realização


    Vale a pena experimentar. Altere a posição de prioridade das tarefas a fim de dar a vez para algo mais simples de ser feito. Concluindo algumas tarefas simples sua disposição e auto estima aumentam. Você fica mais “forte”, emocionalmente falando, e portanto mais habilitado para vencer a próxima barreira. Seja ela qual for.

     


Repito que não é algo para se optar com frequência. Mas funciona bem de vez em quando, em situações específicas.

O ideal é que encontre uma rotina adequada e agradável para que possa confiar numa produtividade frequente, o mais constante possível. Você confiante em seu planejamento é a melhor ferramenta para manter-se produtivo.

Em último caso assuma seu papel de “o preguiçoso do dia“, afinal ele pode ser importantíssimo para a produtividade geral do grupo conforme artigo da revista Galileu.


Abraços

Marcia Sisi

Especialista em gestão do tempo e produtividade

http://calldaniel.com.br

imagem: revistagalileu.globo.com

Compartilhar: