Quem nunca errou que atire a primeira pedra. Todos somos perfeitamente imperfeitos e assim caminha a humanidade. Sim, você está cansado de ouvir chavões deste tipo, mas feliz ou infelizmente são a mais pura verdade.

 

Ainda existe entre nós uma forte tendência em acreditar que não podemos errar. Na escola foi assim, quem erra tira nota baixa repete de ano. Na administração da empresa, nas seleções dos RHs, nas campanhas publicitárias, nos concursos públicos ou privados quem errar mais vai ficando para trás e não conquista a tão sonhada oportunidade. Esta é a nossa realidade, impossível negar.

 

Não quer dizer que chegaremos algum dia a perfeição completa e intocável. Durante toda a nossa vida, seja no âmbito pessoal, profissional, familiar ou social vamos cometer erros. Vários. Muitos. Conscientes ou não disso, vamos errar muito mais do que gostaríamos. Nestes momentos tendemos a nos sentir uns zero a esquerda, perdedores, incapazes. Ledo engano. Para sermos perdedores precisamos nos habituar a desistir. Já o ato de errar apenas faz parte da vida, do processo, do aprendizado, da caminhada para o sucesso. Somente o ato de desistir tem o poder de nos derrubar definitivamente.


Para não desistir de nada que nos propomos a ser ou fazer, existem duas posturas pessoais das quais não podemos abrir mão: bom humor e perdão. Principalmente em relação a si mesmo, mas também em relação ao outro. O bom humor é aquela ferramenta mágica que consegue nos mover um passo para trás da situação e nos permite rir dela. Minimizar seu peso e constrangimento. O perdão é tanto a bóia salva vidas que nos carrega enquanto ainda estamos fracos demais para nos levantar e seguir adiante, como a luz da sabedoria que nos embriaga e apaga o ontem da memória.


Vamos brindar a imperfeição. A nossa e a dos outros. Perdoá-la e rir dela, sempre que preciso. Sem isso a vida torna-se um fardo pesado demais. Só faz aumentar as chances de acreditarmos que desistir seja o único caminho.


Permita-se errar

 


 

Perdoe-se

 


 

Aproveite para rir, sempre

 


 

Quando nos embrulhamos em um pacote hermético, fingindo que isso é possível, ficamos como aquela ave que apenas esconde a cabeça em um buraco. Tudo continua acontecendo lá fora, apenas seus olhos não conseguem mais ver. Despir-se do próprio orgulho, resignar-se à sua humanidade com coragem e não desistir é o que, realmente, fará de você um perfeito vencedor. Com todos os seus erros cometidos durante o caminho. Com todas as suas imperfeições. Tim, tim a elas.

Abraços

[email protected]
Especialista em gestão do tempo e produtividade


imagem: bloguesia.com.br

Compartilhar: